CIRURGIA BARIÁTRICA E REGANHO DE PESO

CIRURGIA BARIÁTRICA E REGANHO DE PESO
CIRURGIA BARIÁTRICA E REGANHO DE PESO



Com o avanço da obesidade, muitas pessoas optam em fazer cirurgia bariátrica como uma forma de conseguir emagrecer e chegar ao peso ideal, e assim pessoas buscam cada vez mais esta prática. De acordo com estudos realizados, a cirurgia bariátrica além de emagrecer pode retirar o paciente do risco de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e hipertensão.

 

Como nutricionista clínica especializada em atendimento pré e pós cirurgia bariátrica, posso dizer que na minha prática clínica atendendo pacientes com perfis e necessidades diversas, para chegar ao objetivo é necessário seguir alguns protocolos para a realização da cirurgia que traz a promessa da perda de peso de forma rápida e eficaz, porém nem tudo são flores nessa caminhada, com a falta de disciplina em seguir o cronograma da dieta, não realização de exames no pós cirúrgico e falta de acompanhamento com a equipe multidisciplinar, alguns pacientes não conseguem chegar na meta da perda de peso, nesses casos, o reganho de peso pode acontecer ainda no primeiro ano de cirurgia. Com isso vem a frustração e o arrependimento na realização da cirurgia em alguns casos.

 

Mas nem tudo está perdido, com disciplina e foco tudo pode ser reparado. E para isso podemos citar a importância das vitaminas e minerais no processo de resgate das deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica.

 

Os micronutrientes (vitaminas e minerais) são essenciais para muitas reações químicas que controlam o peso corporal direta e indiretamente. Eles participam na regulação de apetite, da fome, da saciedade (magnésio, zinco e cálcio) da absorção e metabolismo dos nutrientes (zinco, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, sódio e vitaminas do complexo B), das funções das glândulas da tireóide e das supra-renais (zinco, selênio, ferro, iodo, vitaminas A e C), bem como homeostase da glicose (zinco, magnésio, cromo, manganês), do controle da adiposidade (cálcio, magnésio, vitamina A), entre outros. Assim, o consumo adequado de vitaminas e minerais é fundamental não só para manutenção da saúde, como também para a obtenção de sucesso na manutenção e na perda de peso após cirurgia bariátrica. As deficiências de vitaminas e minerais, são apontadas como um dos fatores fundamentais que colocam em risco o sucesso dos procedimentos cirúrgicos.

 

Para prevenir a redução das concentrações de vitaminas e minerais, o paciente necessita de acompanhamento em longo prazo e o conhecimento das funções desses micronutrientes no organismo humano, bem como os sinais e sintomas de sua deficiência.

 

Material extraído do Livro Nutrição Clínica Funcional - Obesidade
Naves, Andréia
Nutrição Clínica Funcional: obesidade/Andréia Naves - São Paulo: Valéria Paschoal Editora Ltda., 2014. (Coleção Nutrição Clínica Funcional)
NUTRIÇÃO ESPORTIVA – FUNCIONAL – PERSONAL DIET - FITOTERAPIA
Avenida Ministro Ari Franco, 109, sala 511 – Bangu- Galeria Matilde – Barra da Tijuca – Vogue Square – Top Center Shopping Ipanema
Telefones para contato: (21) 97028-4818/ 3437-0239/3437-0253 Instagran @nutricrisjordao
Siga a #secandocomanutricrisjordão

Texto escrito por:
Dra. Cris Jordão
Nutricionista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Claudia calixto ferreira
20/08/2023
Estou só começando ainda não operei mais sei que com á minha doutora vou seguir em frente firme e forte muito obrigado bjs…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email