Doença Degenerativa do Disco

Doença Degenerativa do Disco
Doença Degenerativa do Disco

Os discos intervertebrais funcionam como amortecedores entre os ossos da coluna vertebral, ajudando nossas costas a permanecerem flexíveis enquanto resistem a forças intensas. No entanto, caso um desses discos venha a se romper, as proteínas contidas no seu interior podem vazar, causando inchaço, dor e sensibilidade nos tecidos.

 

Chamamos este acontecimento de doença degenerativa do disco, condição na qual um disco danificado causa muita dor, além de provocar uma ampla gama de sintomas. Entenda mais sobre as causas e tratamentos da doença degenerativa do disco a seguir.

 

  • Neurologista Umuarama: Entenda as causas da doença - Doença Degenerativa do Disco Umuarama

A doença degenerativa do disco está diretamente associada ao envelhecimento, processo onde ocorrem diversas mudanças na coluna, fragilizando a articulação e os discos. Essas alterações geralmente são:

 

- Perda da fluidez que existe no disco, tornando este menos flexível e com menos amortecimento;

 

- Pequenos rasgos e rachaduras na camada externa dos discos, chamado de anel fibroso;

 

- Fissuras que permitem que a matéria gelatinosa do núcleo do disco escape para outras pequenas áreas, ocasionado a hérnia de disco;

 

- A construção de osteófitos, pequenas projeções ósseas que costumam se desenvolver na extremidade dos ossos, popularmente conhecidos como “bicos de papagaio”.

 

  • Neurologista Umuarama: Quais são os principais sintomas? - Doença Degenerativa do Disco Umuarama

Os sintomas mais comuns da doença degenerativa do disco são:

 

- Dor que piora ao permanecer sentado, ao dobrar, levantar ou torcer as costas;

 

- Dor que alivia ao caminhar ou permanecer sentado/em pé por longos períodos de tempo;

 

- Sentir-se melhor mudando de posição com frequência ou deitado;

 

- Períodos de dor intensa que vêm e vão;

 

- Dormência e formigamento nas extremidades;

 

- Fraqueza nos músculos das pernas ou dos pés.

 

  • Neurologista Umuarama: Como é feito o diagnóstico? - Doença Degenerativa do Disco Umuarama

O diagnóstico da doença degenerativa do disco é baseado na análise do histórico clínico do paciente e em um bom exame físico, avaliando os sintomas e as circunstâncias desencadeantes da dor. Alguns exames de imagem, como ressonância magnética, podem mostrar danos aos discos, ajudando a confirmar a doença degenerativa do disco.

 

  • Neurologista Umuarama: Quais são os tipos de tratamento? - Doença Degenerativa do Disco Umuarama

O tratamento da doença degenerativa do disco tem como objetivo promover o controle das dores, amenizando os seus demais sintomas, O tipo de intervenção terapêutica irá variar de acordo com o estágio da degeneração e do nível dos sintomas.

 

As opções de tratamento mais comuns incluem substituição de disco e outras intervenções cirúrgicas ou não cirúrgicas, como acupuntura, fisioterapia e medicamentos para dor. Em casos mais intensos, poderão ser aplicadas injeções de cortisona ou agentes anestésicos diretamente na espinha, muito eficiente no alívio das dores.

 

  • Neurologista Umuarama: Onde tratar a doença degenerativa da coluna? - Doença Degenerativa do Disco Umuarama

Se você está apresentando algum dos sintomas característicos da doença degenerativa do disco e deseja obter uma análise mais profunda do seu caso, agende uma consulta para que possamos fornecer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Danilo Magnani Bernardi
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Ótimo profissional, atendimento excelente e muito atencioso com o paciente, ele passa uma calma e segurança. só tenho que…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email