Matérias

Guia SaÚde Matérias

Psicoterapia é só conversar?
Psicoterapia é só conversar?

Psicologia

Psicoterapia é só conversar?

Texto escrito por: Dra. Paloma Pitote
“Ir a um psicólogo só pra conversar eu procuro um amigo!!” .
 
 
Essa frase é mais comum do que imaginamos ver não é mesmo? Quem nunca ouviu isso por aí? 
 
E esse é um dos principais motivos que encontramos para justificar a resistência de ir procurar um psicólogo. Esse pensamento muitas vezes diminui a eficácia de um acompanhamento psicológico e passa muito longe do que realmente é a Psicoterapia. 
 
 
A Psicologia em geral vai muito além de conversar com um amigo ou de desabafar com o melhor amigo. 
 
 
A Psicoterapia atua com tomara de consciência, e com objetivo de atingir metas, objetivos que o próprio indivíduo quer colocar para si, ajuda na ordenação dos pensamentos, promove o conhecimento de si próprio e, para isso o psicólogo não conta somente com a prática da fala e da escuta, ele utiliza técnicas e se baseia em muito estudo e teoria para pautar seu trabalho. 
 
 
Apesar de existir diversas vertentes da Psicoterapia, de uma forma geral, conta com um processo estruturado e voltado sempre para o empoderamento do indivíduo em relação a sua saúde mental, ou seja, seu auto-conhecimento. 
 
 
Com isso, a psicoterapia desenvolve uma função muito interessante em que o psicólogo tem um papel ativo, não atuando apenas como ouvinte, mas mantendo sempre em mente que o trabalho mais importante é o do paciente direcionado pelo seu psicólogo.
 
 
Ou seja, o papel do psicólogo é essencial e o seu trabalho vai muito além de um bate-papo com um amigo!
Dra. Paloma Pitote