Por que é importante perder peso antes da cirurgia bariátrica?

Por que é importante perder peso antes da cirurgia bariátrica?
Por que é importante perder peso antes da cirurgia bariátrica?

Muitas vezes, pacientes obesos que irão realizar a cirurgia bariátrica precisam diminuir de peso antes de realizar a cirurgia, afinal, apesar de um dos objetivos do procedimento ser a redução de gordura, não deixa de ser um procedimento cirúrgico que apresenta riscos, exigindo que o paciente esteja em condições de saúde favoráveis.

 

A seguir, entenda mais sobre a necessidade de perder peso antes da realização da cirurgia bariátrica:

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Em que consiste a cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Maringá

A cirurgia bariátrica é um tratamento cirúrgico para a obesidade, onde se altera a anatomia do trato gastrointestinal do paciente, visando a redução na ingestão alimentar e, consequentemente, a absorção das calorias dos alimentos. O procedimento é indicado quando a dieta e as atividades físicas não causam mais efeito no paciente obeso, que precisa emagrecer por questões de saúde. Sua indicação é para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40, ou entre 35 e 40 com pelo menos duas complicações relacionadas à obesidade.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Por que é importante perder peso antes da cirurgia bariátrica?- Cirurgia Bariátrica Maringá

Ao perder peso antes de realizar a cirurgia bariátrica, o paciente apresenta uma melhora global em seu estado de saúde, algo que oferece maior segurança ao mesmo e diminui os riscos de complicações durante o procedimento, bem como no processo de recuperação pós-operatório.

 

O principal responsável por essa melhora é o fígado, já que boa parte do número de pacientes obesos apresenta acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), o que acarreta no aumento de tamanho deste órgão, trazendo para a cirurgia um maior risco de sangramento e infecções devido ao fato de que uma de suas funções e a eliminação de substâncias tóxicas.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Perdendo peso e minimizando os riscos - Cirurgia Bariátrica Maringá

Outro ponto de atenção na perda peso antes da cirurgia bariátrica é a diminuição da gordura visceral localizada no abdômen, região onde se concentra a maior quantidade de órgãos do corpo e que influencia diretamente no tempo de cirurgia. Assim, é possível reduzir de forma significativa as dificuldades técnicas do procedimento e trazer maior segurança de realização ao paciente.

 

A meta do peso a ser eliminado antes da cirurgia bariátrica é, geralmente, calculada entre 5% a 10% do excesso de peso do paciente e um emagrecimento maior do que o previsto pode impactar positivamente no processo de eliminação de gordura após a cirurgia. Essa meta deve ser atingida após alguns meses, de forma gradual, conforme indicado pela equipe multidisciplinar que estará assistindo o paciente.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Como saber se você se enquadra para realizar a cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Maringá

Se você tem interesse em realizar a cirurgia bariátrica como tratamento para a obesidade e quer ter a certeza que se enquadra nos critérios de realização, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento, bem como analisar a possibilidade para o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Dutra
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Juliana michele bento
26/04/2023
Vou tentar transcrever , o quão importante sua excelência em atender , de forma HUMANIZADA , com Empatia Clareza e gera…
Laira Marinho
18/04/2023
Medico excelente, explica bem o procedimento, atendimento muito humanizado, a secretaria legal. Recomendo!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email