Infertilidade: causas e tratamento

Infertilidade: causas e tratamento
Infertilidade: causas e tratamento

A infertilidade é um problema que afeta muitos casais, por diferentes causas, desde problemas hormonais até questões genéticas. Mas, ao ser diagnosticada e tratada precocemente, é possível aumentar as chances de uma futura gravidez.

 

Por isso, é importante que casais que estão tentando engravidar há mais de um ano entendam quais são as causas, sinais e tratamentos da infertilidade, buscando orientação médica com um Ginecologista Obstetra, sem medo ou vergonha, para que esse especialista possa ajudá-los a realizar o sonho da gravidez.

 

Entenda mais sobre as causas e principais tratamentos para infertilidade a seguir:

 

  • Ginecologista Maringá: Quais são as causas mais comuns da infertilidade feminina? - Tratamento para infertilidade Maringá

A infertilidade feminina é um problema de causas multifatoriais, podendo ser decorrente de disfunções na ovulação, alterações nas tubas uterinas e no próprio útero, bem como de problemas como miomas, síndrome do ovário policístico e da endometriose.

 

A endometriose é um problema que afeta cerca de 30% das mulheres em idade reprodutiva, sem provocar sintomas, ou provocando uma dor abdominal muito intensa. A doença leva ao crescimento anormal do tecido endometrial, que reveste o interior do útero.

 

Normalmente, esse tecido sofre descamação em todo período menstrual, saindo junto ao fluxo sanguíneo. Mas, no caso de mulheres com endometriose, a cada ciclo ocorre um refluxo sanguíneo, o que pode fazer com que algumas células do endométrio caiam dentro do abdômen. Estas células podem se fixar nas trompas, na superfície do útero, no ovário e até no intestino, multiplicando-se e fazendo com que a mulher tenha um sangramento menstrual fora do ciclo, além de gerar uma inflamação intensa, que provoca dor.

 

  • Ginecologista Maringá: Existem outros fatores que podem causar a infertilidade feminina? - Tratamento para infertilidade Maringá

Além das doenças citadas acima, que podem causar a infertilidade, existe uma série de fatores que também contribuem para o problema. São eles:

 

- A idade pode causar redução tanto na quantidade como na qualidade dos óvulos. Quando a mulher tem menos de 30 anos, as chances de um casal saudável engravidar são de 25%. Mas, aos 35 anos essas chances caem para 8%, reduzindo ainda mais depois dos 40 anos, para 5%;

 

- Doenças sexualmente transmissíveis;

 

- Tabagismo;

 

- Síndrome do Ovário Policístico (SOP), a qual gera a ovulação irregular, dificultando a concepção;

 

- Stress;

 

- Desnutrição;

 

- Uso de drogas e álcool.

 

  • Ginecologista Maringá: Como é feito o diagnóstico da infertilidade feminina? - Tratamento para infertilidade Maringá

O diagnóstico da infertilidade feminina é feito com base na análise do histórico clínico da mulher, investigando se ela ovula ou menstrua regularmente, se há sinais de infecção na pelve, comprometimento das tubas uterinas, cólicas menstruais intensas, ou a presença de alguma doença que possa dificultar a gestação.

 

O Ginecologista também pode solicitar exames laboratoriais ou de imagem para confirmar se a mulher tem ovulação normal, ou ainda se existe algum problema no colo do útero que esteja impedindo ou dificultando a concepção.

 

A partir dos resultados obtidos, o Ginecologista poderá determinar o tipo de tratamento necessário para o casal conseguir engravidar.

 

  • Ginecologista Maringá: Como é feito o tratamento da infertilidade? - Tratamento para infertilidade Maringá

O tratamento para infertilidade irá variar de acordo com as causas do problema, podendo ser feito de forma cirúrgica, por meio de técnicas de inseminação intra-uterina, Fertilização in Vitro, ou com medicações para indução da ovulação.

 

A infertilidade pode ser uma jornada desafiadora para muitos casais, mas reconhecer a importância do diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso nos tratamentos.

 

  • Ginecologista Maringá: Quando o casal deve buscar ajuda? - Tratamento para infertilidade Maringá

Se você e seu parceiro estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, é chegada a hora de buscar apoio médico. Não hesite em procurar ajuda, pois a infertilidade é uma situação comum e existem diversas opções de tratamento disponíveis para realizar o sonho de ter um filho.

 

Lembre-se de que cada caso é único, e quanto antes você buscar o diagnóstico e orientação de um especialista, maiores serão as chances de alcançar a tão esperada maternidade. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos dar o suporte necessário para o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Jailton Santiago
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Adriana Guermandi de Oliveira
18/02/2022
Excelente médico muito atencioso
Aline Simões
11/02/2022
Excelente atendimento. Dr. Jailton é um médico muito competente e profissional, tem verdadeira preocupação com o bem estar…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email