Implante hormonal

 Implante hormonal
 Implante hormonal

O implante hormonal é um método de tratamento para algumas doenças, principalmente causas ginecológicas e um método utilizado para reposição hormonal dos pacientes que necessitam sem o encomodo de se utilizar géis hormonais ou comprimidos todos os dias.

Existem dois tipos de implantes, um com duração de um ano e outro com duração de 6 meses, ambos liberam hormônios gradativamente na corrente sanguínea sem interferências.

Os implantes hormonais são inseridos preferencialmente na região glútea, em tecido subcutâneo, sob anestesia local, por um profissional devidamente qualificado.

São inapropriadamente chamados de chips da beleza, por provocarem, como efeitos secundários, a diminuição da gordura corporal, o aumento da massa magra e a melhora da flacidez. Porém, é importante ressaltar que esses benefícios não são indicações para o uso dos implantes.

As indicações médicas são muitas, fazendo com que um grupo amplo de mulheres se favoreça dos efeitos dos hormônios. Porém, as principais são as voltadas para o climatério, tratando os sintomas causados pela queda de estrogênio, devolvendo a qualidade de vida a essas mulheres; diminuição dos sintomas de tpm, dores decorrentes da endometriose e adenomiose e a anticoncepção, sendo um método cômodo para aquelas pacientes que não toleram pílula, queixam-se da queda da libido pelo uso do anticoncepcional oral ou se esquecem de tomar e preferem a praticidade.

Pacientes com diagnóstico de endometriose, adenomiose ou que apresentem cólicas menstruais ou sangramento excessivo na menstruação, assim como TPM têm grande benefício com esse tipo de tratamento.

Diversos são os tipos de implantes hormonais com diferentes tipos de hormônios, que são usados conforme a indicação individual de cada paciente. Os hormônios são prescritos por um médico que tenha conhecimento sobre hormônios, que, após uma consulta detalhada, exame físico e avaliação de exames, indicará a melhor opção de tratamento.

Cada paciente tem um quadro específico de sinais e sintomas e, portanto, merece uma combinação de hormônios feita exatamente para ela, individualizada.

 

 

 

Texto escrito por:
Dr. Rafael Marques
Médico(a)
Brasília / DF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email