Dor visceral

Dor visceral
Dor visceral

A dor visceral é caracterizada por uma percepção subjetiva dolorosa localizada na região abdominal ou torácica, podendo ser referida em estruturas somáticas. Ela pode ser causada por anormalidades de órgãos como o estômago, rim, bexiga, vesícula biliar, intestinos, entre outros. Além disso, a dor visceral gera incapacidade física e psíquica, levando ao afastamento do indivíduo da sua vida laboral e social, trazendo diversos prejuízos à qualidade de vida.

 

Estabelecer um diagnóstico adequado para os casos de Dor visceral é uma tarefa difícil, especialmente se o quadro de dor é de longa data e recorrente, mas estabelecer um diagnóstico preciso é fundamental para que o tratamento mais eficaz seja indicado.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Quais são as principais causas? - Dor Visceral

A dor visceral, conforme explicado acima, tem origem na ativação dos nociceptores das vísceras torácicas, abdominais ou pélvicas, normalmente decorrentes de doenças que envolvem as estruturas viscerais, como cânceres, infecções, hemorragias, entre outras.

 

As causas da dor visceral variam de acordo com a natureza do estímulo desencadeante, iniciando-se de forma abrupta e podendo provocar sintomas como:

 

- Dor difusa e de difícil localização;

 

- Dor referida em tecidos superficiais;

 

- Hiperalgesia;

 

- Ativação de respostas no sistema motor, autônomo e afetivo.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Classificando a dor como referida ou direita - Dor Visceral

A dor visceral pode ser classificada como:

 

- Referida: Transmitida por via visceral propriamente dita, levando à percepção da sensação dolorosa de forma superficial e em regiões distantes do órgão de origem da dor.

 

- Direta: Transmitida pela via parenteral, a partir do peritônio parietal, pela pleura ou pelo pericárdio, levando à percepção da dor diretamente sobre a região dolorosa.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Importância do diagnóstico adequado - Dor Visceral

A dor visceral é um dos tipos de dor mais frequente, que será experienciada pela maioria das pessoas em um dado momento da vida, mas que frequentemente tem seus sintomas confundidos com o de alguma outra doença subjacente.

 

Por isso, é preciso orientar a população de que, em muitos casos, o quadro doloroso pode ser uma doença por si só, requerendo tratamento especializado e contínuo. Logo, ao apresentar qualquer sintoma relacionado a dor visceral, o indivíduo deve evitar a automedicação e buscar a ajuda de um especialista em dor para realizar o diagnóstico mais adequado, seguido do seu tratamento.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Como é realizado o tratamento da dor visceral? - Dor Visceral

O tratamento da dor visceral varia de acordo com a evolução da doença, mas de modo geral, se baseia principalmente no uso de analgésicos e opióides, sendo realizado de forma interdisciplinar, a fim de promover o alívio e o controle da dor, além de gerar uma melhora na qualidade de vida do paciente.

 

Além disso, na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, um dos nossos principais diferenciais terapêuticos é a intervenção por bloqueios percutâneos guiados por imagem, apresentando um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.

 

Por fim, é importante ressaltar os riscos da automedicação, que pode dificultar ou atrasar o diagnóstico e o tratamento da doença. Ao apresentar algum tipo de dor diferente, persistente e sem motivo aparente, busque a ajuda de um especialista em dor.

 

Na Clinidor, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.scielo.br/j/rdor/a/zW7hDp8QsTcWXTJccZg5tpt/?lang=pt

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email