Quais são as vantagens e desvantagens de colocar o DIU?

Quais são as vantagens e desvantagens de colocar o DIU?
Quais são as vantagens e desvantagens de colocar o DIU?

O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo seguro, com poucos efeitos colaterais, reversível e eficaz. O dispositivo em formato de T é inserido no útero e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata.

 

A seguir, entenda mais sobre as vantagens e desvantagens de colocar o DIU:

 

  • Ginecologista Maringá: Qual a diferença entre o DIU de cobre ou prata e o DIU hormonal? - DIU Maringá

Existem dois tipos de DIU, o de cobre ou prata e o hormonal, cuja as principais diferenças são:

 

- DIU de cobre/prata: O DIU de cobre é um método com alto potencial de eficácia, pois garante longa ação e segurança, já que é reversível e não hormonal. Ele pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem interromper a menstruação.

 

- DIU hormonal: O DIU hormonal funciona a partir da liberação de um progestágeno, o levonorgestrel, pausando a menstruação, podendo ter eventuais escapes em alguns momentos.

 

  • Ginecologista Maringá: Quando devo optar pela colocação do DIU? - DIU Maringá

Antes de optar pela colocação do DIU, é fundamental que a paciente passe por uma avaliação com seu ginecologista, que poderá receitar o melhor método anticoncepcional para ela após analisar fatores como a idade, possíveis riscos de trombose, o ambiente vaginal e coletar diversas outras informações essenciais. Todo esse processo é fundamental para garantir a segurança do DIU, diminuindo os riscos de efeitos colaterais e as possíveis respostas negativas relacionadas à sexualidade.

 

  • Ginecologista Maringá: Em quanto tempo o dispositivo começa a fazer efeito? - DIU Maringá

O DIU de cobre tem efeito imediato após sua inserção, se bem posicionado. Em relação ao DIU hormonal, se ele foi inserido até o 7º dia da menstruação, a paciente já está protegida, mas se ele foi inserido após o 7º dia da menstruação, será necessário esperar mais 7 dias antes de ter uma relação sexual desprotegida, a fim de evitar gravidez não planejada.

 

Vale ressaltar que com ambos os tipos de dispositivo, a paciente pode ter relação sexual protegida no mesmo dia da colocação.

 

  • Ginecologista Maringá: Existem contraindicações para colocação do DIU? - DIU Maringá

Existem algumas contraindicações para a utilização desse método contracepetivo, sendo as principais delas:.

 

- Mulheres com doença inflamatória pélvica;

 

- Mulheres com infecção sexualmente transmissível;

 

- Mulheres com sangramento vaginal sem diagnóstico;

 

- Mulheres com má formação uterina;

 

- Mulheres com câncer do colo do útero ou no endométrio;

 

- Mulheres com miomas que distorcem a cavidade uterina.

 

Sendo assim, a colocação de um DIU deve ser decidida somente após uma avaliação médica especializada com o ginecologista.

 

  • Ginecologista Maringá: Colocar o DIU dói? - DIU Maringá

A dor ao colocar o DIU varia de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem sentir desconforto ou cólica durante o procedimento, enquanto outras podem não sentir dor significativa. Cada organismo reage de forma diferente. Recomendo a colocação do DIU no centro cirúrgico com anestesia, garantindo o máximo de conforto para a paciente. Realizo também a histeroscopia para visualizar a posição do DIU na cavidade uterina, tornando o procedimento mais seguro e confortável.

 

  • Ginecologista Maringá: Quando o DIU pode ser colocado após a gravidez? - DIU Maringá

No parto cesárea, o obstetra pode retirar a placenta, limpar a cavidade uterina e realizar a inserção do dispositivo na sequência. Já no parto vaginal, o DIU pode ser inserido logo após a saída da placenta ou em até 48h depois do parto.

 

Após a inserção do DIU, a paciente deverá fazer um ultrassom transvaginal para confirmar o bom posicionamento do dispositivo. O risco de falha do dispositivo é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano, sendo um excelente método de anticoncepção.

 

Se você tem interesse nesse método contraceptivo ou deseja esclarecer alguma outra dúvida sobre o DIU, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Texto escrito por:
Dr. Jailton Santiago
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Adriana Guermandi de Oliveira
18/02/2022
Excelente médico muito atencioso
Aline Simões
11/02/2022
Excelente atendimento. Dr. Jailton é um médico muito competente e profissional, tem verdadeira preocupação com o bem estar…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email