ENTREVISTA – BLEFAROPLASTIA

ENTREVISTA – BLEFAROPLASTIA
ENTREVISTA – BLEFAROPLASTIA

1. Para quem é indicada a Blefaroplastia? A partir de qual idade?

 

A região dos olhos é muito importante na estética da face. Pode demonstrar cansaço, sinais da idade, juventude ou vitalidade de expressão. O tratamento cirúrgico das alterações palpebrais pode ser realizado em qualquer idade. Desde que haja necessidade e houver indicação médica.

 

2. Como é feita a Blefaroplastia?

 

Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras com a finalidade de restaurar a harmonia da região ocular.
A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, sem necessidade de internação hospitalar. A incisão é realizada no sulco palpebral , para a blefaroplastia superior . Já na blefaroplastia inferior a incisão pode ser por via transconjuntival (sem corte na pele), ou por via cutânea (bem rente aos cílios) que deixa a cicatriz bem discreta.

 

3. Quais as causas desta flacidez e bolsas de gordura nas pálpebras?

 

A pele das pálpebras é muito fina e por isso sente mais rápido os efeitos do envelhecimento cutâneo com perda da elasticidade. Os olhos ficam dentro das órbitas e estas são preenchidas por gordura. Esta gordura tende a protuir e assim ficam evidentes as bolsas de gordura.

 

4. Quais os pós e contras da Blefaroplastia?

 

Quando há excesso de pele e de bolsas de gordura, o contorno dos olhos fica comprometido. As mulheres, geralmente queixam-se da dificuldade na maquiagem, não realça quando usam sombra, delineador ou lápis de olho.
Com a cirurgia, o contorno dos olhos é restaurado com melhora estética.

 

5. Quais as contraindicações desta cirurgia?

 

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deverá realizar avaliação pré operatória com cardiologista e ou com anestesiologista. Assim, os riscos são minimizados e se houver alguma restrição quanto a cirurgia o paciente já será orientado.

 

6. Que riscos a Blefaroplastia oferece à saúde?

 

Toda cirurgia tem riscos: cicatrizes inestéticas, fechamento palpebral insuficiente são exemplos.

 

7. Além do lado estético, quais os benefícios deste procedimento para a saúde do paciente?

 

Quando a pálpebra cobre o eixo visual, após a cirurgia, amplia o campo da visão. Pode diminuir a sensação de peso nos olhos e em alguns casos, melhora do lacrimejamento (quando este está em excesso)

 

8. Quais os principais problemas causados pela bolsa de gordura ou pela flacidez na pálpebra?

 

9. Quais os cuidados que se deve ter antes e depois da cirurgia?

 

Antes da cirurgia, realizar avaliação completa e especializada, exames pré operatórios indicados e saber das reais expectativas do paciente. Orientando-o para o que pode ser atendido e o que não.
Depois da cirurgia, seguir as orientações médicas e evitar exposição solar.

 

10. Com o passar do tempo, esta flacidez pode voltar a aparecer?

 

Nosso organismo está sempre mudando. O tempo não para e o corpo sofre as transformações . Na cirurgia retiramos o excesso, mas novos excessos de pele e gordura podem sim aparecer com o tempo.

 

11. A Dra. tem algo mais para complementar?

 

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que, quando realizado por profissionais habilitados, costuma trazer excelentes resultados. Geralmente com tempo de recuperação rápido. Sendo cada vez mais procurado por pessoas jovens e ativas no mercado de trabalho. Afinal, competência para se manter no mercado de trabalho é fundamental, mas a aparência também pode ajudar. A pessoa bem consigo mesma, normalmente é mais produtiva.

 

Texto escrito por:
Dra. Juliana Lasneaux
Oftalmologista
Brasília / DF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email