Endorfina e o seu bem-estar.

Endorfina e o seu bem-estar.
Endorfina e o seu bem-estar.


A endorfina é um neurotransmissor produzido pelo cérebro. O prefixo ENDO quer dizer que vem de dentro; INA significa uma derivação da morfina, ou seja, podemos chamar de analgésico que vem de dentro. Ela atua na prevenção de dores e na capacidade de produzir sensação de bem- estar.
Existem diversos outros neurotransmissores e hormônios que influenciam em nosso comportamento, estado de humor e respostas automáticas de estímulos diariamente. Podemos pensar em nosso sistema nervoso como uma estação de rádio, para que uma música toque perfeita sem ruídos, interferências ou cortes é necessário que o rádio esteja perfeitamente sintonizado em uma determinada estação sem alterações para mais ou para menos. Assim funciona o nosso corpo e a nossa mente, qualquer desequilíbrio ou falta de algum neurotransmissor, como a endorfina, pode acarretar em algum sintoma ou patologia, exemplos comuns: ansiedade, estresse e depressão.
A forma natural que estimula a produção de endorfina é, principalmente, a prática de exercício físico. Quando expomos nosso corpo ao esforço, nosso coração bate mais rápido bombeando mais sangue para o corpo nos deixando em estado de alerta através da endorfina; Relações pessoais, abraçar, dar risadas com os amigos e comer chocolate, por exemplo, aumentam a produção de endorfina.
Esse momento que estamos passando em nossa história alterou drasticamente a forma de viver e se comportar em sociedade. O medo e a insegurança desregulam o nosso ‘’rádio’’ interno, saímos de sintonia pois mudamos hábitos, temos menos contatos com pessoas, gastamos menos energia e o corpo se manifesta de maneira negativa. Por sairmos de nossa homeostase, nossa mente envia mensagens com ruídos para o corpo causando alteração de humor, desregula o nosso sono, faz ganhar peso, sentimos dor de cabeça, entre outros.
Para quem de alguma maneira se identifica com algum desses sintomas negativos e busca uma melhor qualidade de vida, a Psicologia Comportamental de maneira direta e objetiva, trabalha o autoconhecimento através de técnicas e exercícios que estimulam o seu corpo e a sua mente para a retomada do equilíbrio de endorfina e do seu bem-estar.

Texto escrito por:
Thiago Ferraz Colella
Psicologia
Brasília / DF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email