Doenças de pele após o nascimento

Doenças de pele após o nascimento
Doenças de pele após o nascimento

A pele do bebê passa por um processo de adaptação após o nascimento e tem sua sensibilidade estabelecida dentro do período de um ano. Até lá, algumas questões podem favorecer o aparecimento de doenças de pele, como o tempo de duração da gestação. Entenda um pouco mais sobre as principais doenças de pele após o nascimento e como preveni-las a seguir:

 

  • Doenças de pele após o nascimento: Descamação neonatal - Dermatologista Londrina

Essa fase é a mais comum entre os bebês e pode perdurar nas primeiras semanas de vida. Apresenta-se como descamação fina sendo mais intensa em tornozelos, mãos e pés. Normalmente, a descamação se completa na terceira semana de vida. Durante este período o uso de hidratantes neutros, sem perfume e específicos para a pele do bebê é essencial. A descamação acontece devido a mudança de ambiente após o nascimento.

 

  • Doenças de pele após o nascimento: Dermatites - Dermatologista Londrina

Outra doença comum é a dermatite, geralmente desencadeada por fatores genéticos ou devido a contato com tecidos e substâncias irritáveis. Classificadas, respectivamente por:

 

- Dermatite atópica: manifesta-se pela pele seca em regiões típicas, que variam de acordo com a faixa etária. Nos bebês, surge geralmente a partir do terceiro mês de vida, no rosto, bochechas e couro cabeludo. Fique de olho, pois na maioria das vezes a área das fraldas é poupada. A criança fica agitada e chorosa por causa da coceira intensa. O tratamento é específico e deve ser definido e acompanhado por um dermatologista;

 

- Dermatite seborreica ou crosta láctea: a dermatite seborreica, também conhecida como crosta láctea em bebês, é uma condição comum da pele que afeta principalmente recém-nascidos e lactentes. É caracterizada por manchas escamosas ou crostas oleosas, amareladas ou acastanhadas, que podem aparecer no couro cabeludo, rosto, sobrancelhas, orelhas e áreas de dobras da pele, como a região das fraldas.

 

  • Doenças de pele após o nascimento: Outras possíveis doenças - Dermatologista Londrina

A fragilidade da pele do bebê pode provocar o surgimento de diversas doenças de pele, além das mais comuns citadas acima, também são frequentes:

 

- Aparição de acne neonatal;

 

- Miliária (“brotoeja”);

 

- Hiperplasia sebácea (bolinhas esbranquiçadas);

 

- Mancha salmão;

 

- Mancha mongólica;

 

- Hemangiomas;

 

- Melanose pustulosa transitória do recém-nascido

 

A maioria dessas condições mais comuns desaparecem em torno de semanas, mas é sempre recomendável estar atento aos sinais e pontuar durante a consulta médica.

 

Se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Aline Moraes
Dermatologia
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

ACS ASSESSORIA VIRTUAL
19/05/2023
A Dra Aline é um ótima médica, assertiva, atualizada, um carinho com seus pacientes sem igual. Indico de olhos fechados!
Julio
19/05/2023
A Dra é muito competente, gentil e muito dedicada com seus pacientes! Minha filha adora ir na clínica, é colorida, tem brinquedos…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email