Principais cuidados com a pele do bebê

Principais cuidados com a pele do bebê
Principais cuidados com a pele do bebê

A pele de um bebê costuma ser bem sensível, principalmente no primeiro mês após o nascimento, já que durante a gestação a formação e o contato da pele ocorre diretamente com o líquido amniótico e a epiderme precisa se adaptar ao ambiente externo, ao contato com cosméticos, alguns tipos de tecido e ao sol.

 

Por isso, é de suma importância que pais e responsáveis estejam atentos aos principais cuidados que devem ter com a pele do bebê, para que este fique sempre com a pele bem cuidada e protegida. A seguir, entenda mais sobre quais são os principais cuidados com a pele de um bebê:

 

  • Principais cuidados com a pele de um bebê recém-nascido - Dermatologista Londrina

Como dito anteriormente, após o nascimento a pele do bebê precisa de um tempo de adaptação, isso significa que a pele do recém-nascido é muito mais sensível e suscetível a irritações e alergias. Por isso, no primeiro mês de vida, a descamação e a fragilidade são normais.

 

É importante ficar atento aos produtos utilizados, desde o banho até a troca de fralda, com o uso de sabonete líquido de glicerina hipoalergênico e roupas de algodão. Ainda, é essencial evitar produtos com perfumes ou outras composições químicas, que podem deixar a pele do bebê irritada. Desse modo, a limpeza deve ser feita com água morna em 36° e algodão sempre que o bebê sujar a fralda, prevenindo, assim, assaduras e alergias.

 

  • Principais cuidados com a pele do bebê durante o contato com o sol - Dermatologista Londrina

Até os seis meses, os bebês não podem utilizar protetores solares. Por isso, é de extrema importância tomar alguns cuidados de prevenção à incidência solar. Para isso, é necessário o uso de roupas e acessórios que protejam o bebê do contato direto com o Sol.

 

Porém, é importante que o bebê permaneça de 10 a 15 minutos em contato com o Sol por dia. Sempre em horários de menor incidência de raios UV, isto é, das 7h às 10h ou após as 16h, pois influencia no ganho da vitamina D, tão importante para o desenvolvimento infantil.

 

  • Principais cuidados com a pele do bebê e o desenvolvimento de alergias - Dermatologista Londrina

Existem alguns fatores naturais que podem ocasionar alergias e irritações no bebê, como a mudança de temperatura e o contato com algumas substâncias ou tecidos. Por isso, é importante observar qualquer tipo de reação e apenas utilizar cosméticos próprios para a faixa etária, como shampoo para bebê, por exemplo. Além disso, conte sempre com a orientação do pediatra do neném, principalmente, em caso de erupções ou alergias na pele do bebê.

 

Se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Aline Moraes
Dermatologia
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

ACS ASSESSORIA VIRTUAL
19/05/2023
A Dra Aline é um ótima médica, assertiva, atualizada, um carinho com seus pacientes sem igual. Indico de olhos fechados!
Julio
19/05/2023
A Dra é muito competente, gentil e muito dedicada com seus pacientes! Minha filha adora ir na clínica, é colorida, tem brinquedos…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email