Correção de Deformidades ortopédicas na infância

Correção de Deformidades ortopédicas na infância
Correção de Deformidades ortopédicas na infância

As deformidades ortopédicas são muito frequentes na infância, podendo ser de origem congênita (aquelas que estão presentes desde o nascimento) ou adquiridas (aquelas que são desenvolvidas ao longo da vida).

 

Algumas crianças apresentam deformidades aparentes na infância, mas que desaparecem ao longo do crescimento, após a maturação óssea e sem a necessidade de qualquer intervenção cirúrgica. Outras, necessitam passar por um diagnóstico detalhado com um ortopedista, a fim de definir o melhor procedimento para correção da deformidade.

 

  • Ortopedista Umuarama: Principais tipos de de deformidades - Deformidades ortopédicas na infância

As deformidades ortopédicas na infância podem ser divididas em articular — aquela que ocorre dentro de uma articulação, podendo evoluir rapidamente para artrose se não tratada precocemente — ou diafisária — que ocorre na região central de um osso longo.

 

Geralmente, as deformidades nos membros superiores são mais toleradas por não sofrerem tanta carga quanto nos membros inferiores, que podem ser classificadas como congênitas – quando o recém nascido já possui a deformidade — ou adquiridas — quando a criança desenvolve uma deformidade ao longo da vida.

 

  • Ortopedista Umuarama: Deformidades nos membros inferiores - Deformidades ortopédicas na infância

As deformidades nos membros inferiores são as menos toleradas, já que esses membros são diariamente submetidos a cargas constantes e impactos, aumentando assim o risco de alterações articulares degenerativas, que podem gerar diversas complicações a longo prazo.

 

Logo, pacientes com deformidades nos membros inferiores necessitam passar por um acompanhamento com o Ortopedista Pediátrico desde o início da vida, a fim de receber um plano de tratamento adequado o quanto antes.

 

  • Ortopedista Umuarama: Quais são as opções de tratamento para correção das deformidades ortopédicas na infância? - Deformidades ortopédicas na infância

As Osteotomias estão entre as técnicas cirúrgicas mais utilizadas na ortopedia para corrigir deformidades ósseas, sejam elas congênitas ou adquiridas ao longo da vida.

 

A cirurgia pode ser feita com a utilização de placas ou hastes de fixação interna ou externa. Normalmente, os fixadores externos são utilizados nos casos mais graves, pois nos permitem realizar correções em vários planos, sendo extremamente úteis no tratamento de grandes deformidades.

 

Por fim, vale ressaltar que cada caso deve ser avaliado individualmente por um Ortopedista com especialização pediátrica, a fim de que sejam decididas quais intervenções serão realizadas para beneficiar os pacientes e seus familiares.

 

Se o seu/sua filho(a) apresenta alguma deformidade ortopédica, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos diagnosticar o seu caso, iniciando o tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Maxsuel Fidelis
Ortopedista
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Dr. Maxsuel é um excelente profissional, seu atendimento e de sua equipe são incríveis. Fui muito bem atendida na minha…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email