Dermatite atópica

Dermatite atópica
Dermatite atópica

A dermatite é uma doença não contagiosa, de caráter crônico que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceiras. Ela é classificada como atópica pois há uma tendência, geralmente familiar, à hiper reatividade, ou seja, ao surgimento de alergias. Entenda mais sobre os sintomas, tratamento e prevenção da dermatite atópica a seguir:

 

  • Dermatologia Pediátrica: Quais sãos os principais sintomas? - Dermatologista Londrina

Essa alergia pode ser desenvolvida em qualquer idade, mas quando surge no período da infância pode ser prenúncio para outros tipos de alergia. Geralmente, atinge bebês com mais de 3 meses de idade e nesse caso, pode seguir até a adolescência. De forma geral, a dermatite atópica apresenta os seguintes sintomas:

 

- Coceira;

 

- Vermelhidão;

 

- Ressecamento;

 

- Espessamento da pele;

 

- Pequenas bolhas;

 

- Descamação.

 

  • Dermatologia Pediátrica: Como é realizado o tratamento? - Dermatologista Londrina

Apesar de ainda não haver uma cura, existem diversos tratamentos que mantém a dermatite sob controle.

 

O uso de corticoides tópicos, inibidores de calcineurina, imunossupressores, imunobiológicos e inibidores de JAK, aliados a uma rotina de hidratação, banhos rápidos e mornos, evitar o contato com os agentes que irritam a pele, evitar tecidos sintéticos , fazer o uso de produtos adequados para pele atópica são essenciais para o controle.

 

Mesmo sendo uma doença cutânea, a piora da dermatite pode ser causada por diversos fatores, inclusive psicológicos. A falta de tratamento e cuidado com a região pode levar, além do agravamento estético, à sobre-infecções, manchas e cicatrizes que abalam o organismo do paciente.

 

  • Dermatologia Pediátrica: Como é feita a prevenção? - Dermatologista Londrina

Como dito anteriormente, existem diversos fatores que levam a evolução da dermatite, mas algumas medidas de prevenção podem evitar o aparecimento e a piora da doença, como por exemplo:

 

- Limpeza do ambiente: poeira do ar, fumaça de cigarro, etc;

 

- Evitar lugares muito quentes ou muito frios;

 

- Evitar alimentos com potencial alergênico;

 

Se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Aline Moraes
Dermatologia
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

ACS ASSESSORIA VIRTUAL
19/05/2023
A Dra Aline é um ótima médica, assertiva, atualizada, um carinho com seus pacientes sem igual. Indico de olhos fechados!
Julio
19/05/2023
A Dra é muito competente, gentil e muito dedicada com seus pacientes! Minha filha adora ir na clínica, é colorida, tem brinquedos…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email