Vencendo a ansiedade e o pânico com o elemento fogo

Vencendo a ansiedade e o pânico com o elemento fogo
Vencendo a ansiedade e o pânico com o elemento fogo

As crise de pânico são crises espontâneas de ansiedade, nas quais uma pessoa pode apresentar diversos sintomas palpitações, taquicardia, tremor, suor frio, tontura, náuseas, sensação de nó na garganta, medo de morrer iminente e um desespero incontrolável, por exemplo. Essas geram inúmeras implicações na vida do indivíduo, fazendo com que o mesmo comece a evitar diversas situações do seu cotidiano, com medo de que a crise seja desencadeada.



No entanto, existem diversas formas e técnicas de controlar a crise de pânico e a ansiedade causada por ela, como por exemplo, as técnicas baseadas no elemento fogo.



  • Vencendo a ansiedade e o pânico com o elemento fogo: Como os cinco elementos podem nos ajudar a vencer uma crise de pânico? - Tratamento para Crise do Pânico Maringá

Toda crise de pânico começa com seus sintomas característicos: palpitação, tremor, suor frio e tontura, sendo que para controlá-la, é fundamental aceitá-los, podendo utilizar como base os 5 elementos da natureza para controlá-la.



As técnicas que se baseiam nos elementos da natureza não possuem nada de místico ou religioso atrelado a elas, consistindo apenas em aprender a fazer uso da nossa capacidade mental e do que aprendemos com base nesses elementos. Por exemplo, o elemento fogo nos ensina a como contornar os sintomas da ansiedade.



Assim como o fogo faz com que tudo ao seu redor desapareça, você passará a utilizar o poder de concentração da sua mente com o mesmo objetivo. Nos momentos de crise, você irá destinar o seu foco a outra coisa que não seja o seu corpo, e continuará agindo mesmo durante a crise, independente do que você esteja fazendo. Você não deverá interromper o que está fazendo por conta da ansiedade.



Lembre-se: a ansiedade sempre passa, mas caso você direcione o seu foco a ela, a tendência é que as crises durem por muito mais tempo.



  • Vencendo a ansiedade e o pânico com o elemento fogo: A importância de aprender técnicas para lidar com as crises de pânico e ansiedade - Tratamento para Crise do Pânico Maringá

Muitos médicos receitam apenas medicações para controlar as crises de pânico, que baixam a ansiedade, mas não ensinam aos seus pacientes técnicas para que estes possam controlá-la de forma eficaz, como, por exemplo, as técnicas que utilizam os cinco elementos da natureza.



Trabalhar a capacidade do elemento fogo de controlar os obstáculos não só pode te ajudar a lidar com o pânico e a ansiedade, mas também auxiliá-lo a entender os gatilhos das crises, além de favorecer o autoconhecimento. Por fim, vale ressaltar que esse tipo de técnica é recomendado em todos os casos, mas alguns indivíduos podem apresentar crises mais fortes e intensas do que outros, devendo sempre buscar ajuda médica para orientá-los, auxiliando no domínio dessas técnicas e indicando outras ferramentas para o tratamento.



Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook (Dr. Cleto Rocha Pombo), Instagram (@cletorochapombo) e no Youtube (@cletorochapombo), onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email