Tratamento para hipermetropia

Tratamento para hipermetropia
Tratamento para hipermetropia

A hipermetropia é considerada como o oposto da miopia, já que tem como principal característica a visão desfocada de perto, sem alterar o que está longe. Essa dificuldade em enxergar objetos de perto acontece quando o globo ocular é mais curto que o normal ou quando a córnea apresenta alguma deformidade, fazendo com que a imagem se forme após a retina. Entenda mais sobre a condição, bem como sobre o tratamento para hipermetropia a seguir:

 

  • Hipermetropia: Como ocorre esse erro refrativo? - Oftalmologista Linhares

A hipermetropia ocorre quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado do que o normal, ou quando a córnea possui uma curvatura mais plana, fazendo com que os raios luminosos que chegam aos olhos formem a imagem atrás da retina. Sendo assim, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.

 

  • Hipermetropia: Causa e sintomas - Oftalmologista Linhares

A hereditariedade é a principal causa dessa condição, mas a hipermetropia pode aparecer em diferentes graus fazendo com que passe despercebida na fase da infância. Além, de afetar a acuidade visual, esse erro refrativo também pode apresentar alguns sintomas como:

 

- Dificuldade de enxergar de perto;

 

- Cansaço visual;

 

- Dores de cabeça;

 

- Sensação de peso ou dor ao redor dos olhos;

 

- Ardor;

 

- Vermelhidão e lacrimejamento ocular;

 

- Dificuldade de concentração;

 

- Náuseas.

 

  • Hipermetropia: Como é feito o tratamento? - Oftalmologista Linhares

O tratamento para hipermetropia é feito, normalmente, com o uso de óculos ou lentes de contato para recolocar a imagem corretamente sobre a retina. Mas, a única forma de corrigir o erro é através de cirurgia, indicada a partir do nível de dificuldade apresentada pela pessoa em enxergar e que pode ser feita após os 21 anos. Esse limite de idade acontece porque é a faixa em que a córnea apresenta seu ponto de estabilidade, já que a cirurgia modifica a córnea fazendo com que a imagem se concentre na retina.

 

Portanto, se você sofre com a hipermetropia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o caso e as melhores opções de tratamento para lhe conferir mais qualidade de vida.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email