Tratamento para hipermetropia

Tratamento para hipermetropia
Tratamento para hipermetropia

A hipermetropia é considerada como o oposto da miopia, já que tem como principal característica a visão desfocada de perto, sem alterar o que está longe. Essa dificuldade em enxergar objetos de perto acontece quando o globo ocular é mais curto que o normal ou quando a córnea apresenta alguma deformidade, fazendo com que a imagem se forme após a retina. Entenda mais sobre a condição, bem como sobre o tratamento para hipermetropia a seguir:

 

  • Hipermetropia: Como ocorre esse erro refrativo? - Oftalmologista Linhares

A hipermetropia ocorre quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado do que o normal, ou quando a córnea possui uma curvatura mais plana, fazendo com que os raios luminosos que chegam aos olhos formem a imagem atrás da retina. Sendo assim, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.

 

  • Hipermetropia: Causa e sintomas - Oftalmologista Linhares

A hereditariedade é a principal causa dessa condição, mas a hipermetropia pode aparecer em diferentes graus fazendo com que passe despercebida na fase da infância. Além, de afetar a acuidade visual, esse erro refrativo também pode apresentar alguns sintomas como:

 

- Dificuldade de enxergar de perto;

 

- Cansaço visual;

 

- Dores de cabeça;

 

- Sensação de peso ou dor ao redor dos olhos;

 

- Ardor;

 

- Vermelhidão e lacrimejamento ocular;

 

- Dificuldade de concentração;

 

- Náuseas.

 

  • Hipermetropia: Como é feito o tratamento? - Oftalmologista Linhares

O tratamento para hipermetropia é feito, normalmente, com o uso de óculos ou lentes de contato para recolocar a imagem corretamente sobre a retina. Mas, a única forma de corrigir o erro é através de cirurgia, indicada a partir do nível de dificuldade apresentada pela pessoa em enxergar e que pode ser feita após os 21 anos. Esse limite de idade acontece porque é a faixa em que a córnea apresenta seu ponto de estabilidade, já que a cirurgia modifica a córnea fazendo com que a imagem se concentre na retina.

 

Portanto, se você sofre com a hipermetropia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o caso e as melhores opções de tratamento para lhe conferir mais qualidade de vida.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Dr. Jobson Bortot Filho é especialista em cirurgia de catarata, tratamento que consiste na retirada da catarata e no implante de uma lente intraocular.

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a catarata e pode ser realizado no centro cirúrgico altamente estruturado do Dr. Jobson Bortot Filho, junto a outros inúmeros procedimentos oftalmológicos.

Sabia que seus olhos dizem muito sobre sua saúde geral?

Além de cuidar da saúde ocular, fazer exames oftalmológicos regulares podem mostrar sinais de que algo não está certo no seu corpo, mesmo antes do aparecimento dos sintomas da doença.

Por isso, check-up geral do estado de saúde dos seus olhos é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida.

Entre em contato para agendar uma avaliação.

Matérias relacionadas

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email