Puericultura

Puericultura
Puericultura

A puericultura é uma subespecialidade da pediatria, na qual realizamos o acompanhamento integral de todo o processo de desenvolvimento infantil. Nela, buscamos analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

 

Por meio do acompanhamento periódico, na puericultura conseguimos promover a proteção da saúde de crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, sendo possível identificar precocemente qualquer distúrbio de crescimento, seja ele físico e/ou mental, nutricional, dentre outros, compreendendo a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.

 

  • Puericultura: Importância do acompanhamento regular - Dermatologista Pediátrica Londrina

A puericultura objetiva avaliar como a criança se utiliza de todos os aspectos do seu desenvolvimento para se relacionar com as pessoas à sua volta. Através da observação atenta ao histórico de desenvolvimento da criança, é possível diagnosticar falhas ou atrasos do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir assim que essas alterações forem detectadas, o que ressalta a importância do acompanhamento regular.

 

  • Puericultura: Acompanhamento de recém-nascidos - Dermatologista Pediátrica Londrina

A especialidade deve fazer parte da vida dos pais e do bebê, com o acompanhamento tendo início a partir do terceiro trimestre da gestação, com a finalidade de oferecer todos os cuidados necessários, desde a saúde materna e, consequentemente, do bebê.

 

Após o nascimento, as consultas devem ocorrer nos primeiros dias de vida (7 a 10 dias de vida), já que também fornecemos orientações sobre a amamentação e nutrição do pequeno. E esse cuidado deve permanecer até a adolescência, já que também trata do desenvolvimento da sexualidade.

 

  • Puericultura: Acompanhamento de crianças e adolescentes - Dermatologista Pediátrica Londrina

Apesar de o acompanhamento não ter a necessidade de ser tão intenso quanto nos primeiros meses de vida, já que o desenvolvimento cognitivo já está avançado, a puericultura deve ser realizada até o final da adolescência. Isso se justifica porque fornecemos orientações sobre nutrição adequada, imunização, higiene em geral, adaptações e inadaptações escolares, prática de atividade física, prevenção da obesidade infantil, além do acompanhamento de aspectos psicoafetivos e emocionais do adolescente.

 

A variedade de fatores que envolvem o desenvolvimento infantil faz da puericultura, uma prática que envolve uma equipe multidisciplinar, que pode ser composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores. Assegurando que a criança esteja assistida física, emocional e psicologicamente, para que cresça com qualidade e bem-estar.

 

Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre os benefícios da puericultura para o seu filho (a), entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada do seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Aline Moraes
Dermatologia
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

ACS ASSESSORIA VIRTUAL
19/05/2023
A Dra Aline é um ótima médica, assertiva, atualizada, um carinho com seus pacientes sem igual. Indico de olhos fechados!
Julio
19/05/2023
A Dra é muito competente, gentil e muito dedicada com seus pacientes! Minha filha adora ir na clínica, é colorida, tem brinquedos…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email