Quando a ansiedade vira doença?

Quando a ansiedade vira doença?
Quando a ansiedade vira doença?

A ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde o nascimento e no mundo contemporâneo do qual fazemos parte, muitas pessoas acabam intensificando ainda mais esse sentimento, que poderia ser positivo em determinados graus, transformando-o em um transtorno de ansiedade generalizada.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quando a ansiedade vira doença?

O transtorno de ansiedade generalizada é um transtorno psicológico, que pode acometer pessoas que se preocupam intensamente com algo e não conseguem lidar com essa autocobrança, deixando que ela comprometa a sua qualidade de vida e bem-estar.

 

Esse transtorno é caracterizado por sentimentos como incertezas, medo excessivo da imprevisibilidade do futuro, forte sentimento pessimista, sensação de perigo constante, medo, insegurança, além de um sentimento de fuga urgente.

 

À medida que o quadro se agrava, principalmente sem o tratamento adequado com um psiquiatra, a maneira como o indivíduo encara o ambiente, seus semelhantes e a si mesmo tende a piorar, resultando em consequências como: isolamento social, baixa autoestima, dificuldade de cuidar de si, sedentarismo, vícios, compulsões, entre outras consequências.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é feito o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada?

Em geral, o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada é voltado para o controle do quadro, já que, caso não haja o controle adequado, o indivíduo continuará apresentando os sintomas e sofrendo com as crises.

 

Logo, o tratamento da ansiedade não deve envolver apenas o uso de medicamentos, sendo necessário que haja também uma mudança no estilo de vida do paciente, que deve dar mais atenção à seu estado geral de saúde, prezando por uma boa alimentação, praticando exercícios físicos regularmente, além de adotar práticas de autocuidado e bem-estar, tanto para o corpo quanto para a mente.

 

- Aceite-se do jeito que você é!

 

- Distraía a sua mente!

 

- Não tenha medo de desagradar os outros!

 

- Use sua respiração para controlar as crises de ansiedade!

 

- Busque a ajuda de um terapeuta se você vem apresentando os sintomas da crise de ansiedade citados ao longo deste texto, dando início ao tratamento mais adequado!

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email