Tumores cerebrais

Tumores cerebrais
Tumores cerebrais

Um tumor cerebral ocorre quando há um crescimento anormal das células em alguma estrutura no interior do crânio. Esse processo pode ocorrer em qualquer fase da vida, fazendo com que os tumores possam apresentar um comportamento benigno, menos agressivo e de crescimento lento, ou um comportamento maligno, crescendo de forma mais rápida e mais agressiva.



As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas, mas diversas pesquisas indicam que esse tipo de tumor surge quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados ou não funcionam corretamente. Além disso, existem diferentes tipos de tumores cerebrais. Entenda mais sobre cada um deles a seguir:



  • Neurocirurgião Umuarama: Tipos de tumores cerebrais - Tumores Cerebrais Umuarama

Os tumores cerebrais podem ser classificados como secundários, quando não se originam no cérebro, ou como primários, quando surgem a partir das próprias estruturas cerebrais. No caso dos primários, existem mais de 100 tipos de tumores, mas os principais são:



- Gliomas: grupo de tumores que se originam nas células gliais, um tipo específico de neurônio;



- Meningiomas: provenientes das meninges (membranas que revestem o interior do crânio, protegendo o cérebro e medula espinhal).



  • Neurocirurgião Umuarama: Sintomas dos tumores - Tumores Cerebrais Umuarama

Os sintomas dos tumores cerebrais variam de acordo com a localização do tumor, mas em geral a doença se manifesta através de:



- Dores de cabeça que podem acordar o paciente à noite;



- Convulsões;



- Mudanças de personalidade;



- Fraqueza ou paralisia em uma parte ou um lado do corpo;



- Perda de equilíbrio ou tontura;



- Alteração da visão;



- Perda da audição;



- Náusea ou vômito, dificuldade para engolir;



- Confusão e desorientação.



  • Neurocirurgião Umuarama: Tratamento dos tumores - Tumores Cerebrais Umuarama

O tratamento pode envolver sessões de quimio e radioterapia, mas em boa parte dos casos, a eficácia do tratamento se dá a partir da realização cirúrgica. O desafio do neurocirurgião é remover o máximo de tumor possível sem lesar o tecido cerebral adjacente, que desempenha uma importante função neurológica para o paciente (como a capacidade de falar, andar, etc.). Com o avanço da medicina, atualmente existem técnicas modernas e equipamentos avançados para oferecer um tratamento seguro e efetivo para os pacientes como tumores cerebrais.



Se você está apresentando algum dos sintomas específicos de tumor cerebral, agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Danilo Magnani Bernardi
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Ótimo profissional, atendimento excelente e muito atencioso com o paciente, ele passa uma calma e segurança. só tenho que…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email