Reconstrução e alongamento ósseo

Reconstrução e alongamento ósseo
Reconstrução e alongamento ósseo

Se essa é a primeira vez que você está ouvindo falar em reconstrução e alongamento ósseo, saiba que essa é uma especialidade da ortopedia que visa corrigir desigualdades de comprimento de membros inferiores ou superiores, trata deformidades de diferentes causas por meio de técnicas minimamente invasivas. Entenda mais sobre essa possibilidade de tratamento a seguir:



  • Reconstrução e alongamento ósseo: Como funciona essa técnica de tratamento? - Ortopedista Umuarama

A reconstrução e alongamento ósseo é uma técnica baseada na fixação do osso irregular, com fios ou pinos conectados através de barras. Todo esse sistema de conexão é chamado de fixador externo e após a fixação, é realizado um corte no osso, sendo possível obter um novo osso, chamado regenerado ósseo, depois de passado algum tempo.



O novo osso surge devido ao distanciamento constante e gradual das extremidades ósseas remanescentes, o que permite que haja uma restituição da forma e do tamanho original do osso, corrigindo simultaneamente o encurtamento e os possíveis desvios presentes, mediante ajustes regulares no fixador externo.



  • Reconstrução e alongamento ósseo: Quando a técnica é indicada? - Ortopedista Umuarama

As principais indicações para reconstrução e alongamento ósseo são:



- Encurtamento;



- Traumatismo em ossos;



- Esmagamento;



- Necrose;



- Fraturas que não se consolidam (pseudoartroses);



- Infecções (osteomielites);



- Problemas congênitos.



  • Reconstrução e alongamento ósseo: Critérios para realização - Ortopedista Umuarama

Existem alguns pré-requisitos que precisam ser preenchidos para a indicação do alongamento ósseo, como a diferença de comprimento estimada, na maturidade esquelética, que precisa ser maior ou igual a 5cm; as articulações acima e abaixo do osso a ser alongado precisam estar estáveis e o bom entendimento dos familiares sobre o manuseio do aparelho, tempo de tratamento e cuidados pós-operatórios devem ser esclarecidos. A proporção de alongamento ósseo é de 1 milímetro por dia.



  • Reconstrução e alongamento ósseo: O procedimento é seguro? - Ortopedista Umuarama

Sim, a reconstrução e alongamento ósseo é uma técnica reconhecida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia desde 1994, existindo até mesmo um Comitê voltado apenas para esse tipo de procedimento, a ASAMI – Associação Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo.



Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o procedimento e deseja entender mais sobre a sua aplicabilidade para o seu caso, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecê-las.

Texto escrito por:
Dr. Maxsuel Fidelis
Ortopedista
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Dr. Maxsuel é um excelente profissional, seu atendimento e de sua equipe são incríveis. Fui muito bem atendida na minha…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email