Displasia broncopulmonar

Displasia broncopulmonar
Displasia broncopulmonar

A displasia broncopulmonar é um distúrbio pulmonar crônico em recém-nascidos causado pelo uso prolongado de um ventilador e/ou pela necessidade prolongada de receber oxigênio suplementar, resultando em lesões causadas pelo tratamento, especialmente em bebês prematuros ou com doenças pulmonares, tais como infecções, acúmulo de líquidos, malformações pulmonares, etc. Entenda mais sobre o problema a seguir:



  • Displasia broncopulmonar: Como ocorre - Pneumologista Maringá

Estando os pulmões ainda não completamente formados no momento do nascimento, há um aumento no número de alvéolos — pequenas bolsas que constituem a menor unidade funcional do aparelho respiratório — nos primeiros dois anos de vida. Quando o recém-nascido prematuro precisa de ventilação mecânica para sua sobrevivência, esse aumento resulta numa inflamação pulmonar, que produz cicatrizes nos pulmões e interfere com o desenvolvimento do órgão, afetando também as trocas de gases alveolar. Assim, resultando alterações de formação das estruturas pulmonares ainda imaturas.



  • Displasia broncopulmonar: Sintomas no recém-nascido- Pneumologista Maringá

O recém-nascido afetado costuma respirar de modo rápido e pode apresentar indícios de dificuldade em respirar - angústia respiratória, como retração da parede torácica inferior ao inspirar e níveis baixos de oxigênio no sangue. Níveis baixos de oxigênio no sangue causam uma tonalidade azulada da pele e/ou lábios (cianose). Todos esses sinais e sintomas indicam que o recém-nascido ainda precisa de oxigênio suplementar ou de um ventilador.



  • Displasia broncopulmonar: Tratamento - Pneumologista Maringá

O tratamento da displasia envolve questões alimentares, uso de oxigênio, medicamentos e prevenção de infecções. Como o crescimento pulmonar é a chave para a melhora dos sintomas de cansaço e dependência de oxigênio, o ganho de peso e o crescimento normal da criança têm grande impacto na melhora da da doença.



Entretanto, como as crianças com displasia broncopulmonar em geral são prematuras, acabam apresentando outros problemas associados à nutrição, como dificuldades na alimentação, doença do refluxo gastroesofágico, aumento do gasto de energia pelo cansaço, infecções, etc. Portanto, é preciso uma abordagem individualizada para determinar o melhor meio de nutrir adequadamente a criança que apresenta essa condição.



Portanto, se o seu filho (a) tem ou teve displasia broncopulmonar, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o caso.

Texto escrito por:
Dra Vanessa Mick
Pneumologista Pediatrico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Bruna
28/03/2022
Uma ótima médica, super competente e atenciosa.
Patricia
28/03/2022
Dra Vanessa é muito atenciosa e competente. Gostei muito da consulta e atendimento!
Cristina
28/03/2022
Ótimo atendimento e tratamento. A Dra é muito competente e sempre muito atenciosa.
Flávia
28/03/2022
Gostei muito do atendimento da Dra Vanessa. Além de ser uma ótima médica é muito simpática.
Willian
28/03/2022
Ótima profissional, muito eficiente e atenciosa. Super recomendo!
Vera
28/03/2022
A Dra Vanessa é muito atenciosa e uma excelente profissional, além de ser pontual e mostrar conhecimento na sua área. Tirou…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email