Matérias

Guia SaÚde Matérias

 Lipoenxertia
 Lipoenxertia

Cirurgia Plástica

Lipoenxertia

Texto escrito por: Dra. Juliana Lusvarghi

A Lipoenxertia é uma técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume a certas partes do corpo, como seios, bumbum, em redor dos olhos, lábios, queixo ou coxas, por exemplo.

Para realizar esta técnica é necessário retirar gordura de outras regiões do corpo onde ela se encontra em excesso, como barriga, costas ou coxas por exemplo. Para isso é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados e também ajuda a esculpir, afinar e definir a região onde é realizada.

Indicação
Esta técnica é indicada para pessoas que estejam insatisfeitas com a sua aparência ou com alguma região do seu corpo.

 

Tipo de anestesia
Anestesia geral.

 

Tempo de internação
É necessário ficar internado por 24 horas.

 

Resultado
Alguns resultados normalmente são visíveis após 3 semanas, porém, o resultado definitivo só pode ser visto cerca de 4 meses após a cirurgia, devido à redução do inchaço e da inflamação.


Pós-operatório
Os primeiros 3 dias de recuperação podem ser os mais dolorosos, e nestes casos o médico pode indicar a toma de remédios analgésicos para aliviar a dor e desconforto sentidos.
A recuperação da Lipoenxertia é bastante rápida, sendo comum surgirem sintomas como dor ligeira, pequeno desconforto, inchaço ou hematoma. Estes sintomas desaparecem geralmente ao final de 3 ou 4 semanas, sendo recomendado repousar e evitar esforços no primeiro mês de recuperação.

Dra. Juliana Lusvarghi