Doenças da coluna vertebral

Doenças da coluna vertebral
Doenças da coluna vertebral

Muitas pessoas se surpreendem ao serem encaminhadas para o neurocirurgião quando estão com algum problema na coluna, especialmente em casos de hérnias de disco. Mas, como nossa coluna vertebral é responsável por proteger a medula e suas raízes nervosas, que auxiliam na comunicação do encéfalo com o resto do nosso corpo, são os neurocirurgiões os especialistas responsáveis por tratar as diversas doenças da coluna.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais doenças da coluna vertebral? - Doenças da Coluna Umuarama

A coluna vertebral é a região do corpo humano responsável por manter o equilíbrio, a postura, suportar o peso e proporcionar a movimentação do nosso corpo. Ela possui um padrão linear, dividido em três partes:

 

- Coluna cervical, na região do pescoço;

 

- Coluna dorsal, na região superior das costas;

 

- Coluna lombar, na região inferior das costas.

 

Por toda essa complexidade, nossa coluna vertebral é comumente acometida por doenças, as quais podem ser causadas por condições genéticas, hereditárias, presença de tumores, alterações anatômicas, má postura e/ou traumas. Dentre as principais doenças da coluna que são tratadas pelo neurocirurgião, destaco:

 

- Cervicalgia: rigidez e falta de mobilidade na região da coluna cervical.

 

- Ciatalgia: popularmente conhecida como dor ciática, se caracteriza pela compressão, irritação ou inflamação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e formam o nervo ciático.

 

- Artrose: também chamada de osteoartrite, é a degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.

 

- Hérnia de disco: deslocamento do disco intervertebral, estrutura cartilaginosa da coluna vertebral, fazendo com que parte de seu conteúdo central seja expelido.

 

- Espondilolistese: desalinhamento da coluna vertebral, que acontece quando uma vértebra se acomoda sobre outra.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é realizado o diagnóstico das doenças da coluna cervical por um neurocirurgião? - Doenças da Coluna Umuarama

De modo geral, o diagnóstico das doenças da coluna é realizado pelo neurocirurgião por meio de exames físicos e neurológicos, durante a consulta médica. Exames de imagem como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada também podem ser utilizados para estabelecer o diagnóstico.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como a neurocirurgia atua no tratamento de doenças na coluna? - Doenças da Coluna Umuarama

Conforme explicado ao longo do texto, o neurocirurgião especialista em coluna é responsável por tratar todo o sistema nervoso central e periférico, estrutura que se inicia no cérebro mas se estende por toda a coluna. Logo, esse especialista pode realizar o tratamento de doenças da coluna, lombar ou cervical, por meio da cirurgia para descompressão nervosa.

 

De modo geral, a maioria das doenças da coluna são decorrentes do desgaste das vértebras, de má postura, ou de fraturas que pressionam as terminações nervosas e provocam dor. A intensidade da dor vai desde formigamento, dormência e falta de sensibilidade, até episódios de dor incapacitante.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é realizada a neurocirurgia da coluna vertebral? - Doenças da Coluna Umuarama

A neurocirurgia da coluna vertebral é realizada com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e lentes especiais. Esses equipamentos permitem ao neurocirurgião uma melhor visualização da estrutura operada, permitindo que o mesmo faça movimentos mais precisos e delicados.

 

A neurocirurgia para o tratamento de doenças da coluna também pode ser realizada por meio de uma microcirurgia reconstrutiva, indicada para tratar diversas condições, como cortes profundos que necessitam de suturas, em quase todas as partes do corpo humano.

 

Os cuidados do pós-operatório do tratamento cirúrgico de doenças da coluna variam de acordo com a região operada: cervical, dorsal ou lombar. Mas, de modo geral, é recomendado que o paciente não faça movimentos bruscos, não levante ou carregue objetos pesados e evite ficar mais de 1 hora seguida na mesma posição, especialmente durante os dois primeiros meses.

 

Caso você possua algum tipo de sintoma de problemas na coluna, agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Danilo Magnani Bernardi
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Ótimo profissional, atendimento excelente e muito atencioso com o paciente, ele passa uma calma e segurança. só tenho que…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email