A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos

A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos
A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos

A ansiedade é uma emoção primária, um estado mental e corporal causado por pensamentos que geram medo, normalmente relacionados à possibilidade de problemas ou situações que possam ocorrer no futuro. Para controlá-la, muitas pessoas imaginam que o único meio disponível seja o uso de medicamentos, mas na verdade, podemos tratar a ansiedade de maneira natural usando nossos próprios recursos, por meio da prática de Meditação.



A Meditação é um processo de autoconhecimento, sem nada de místico ou religioso atrelado à prática, consistindo apenas em aprender a fazer uso da nossa capacidade mental e do silêncio para tranquilizar nossa mente, podendo assim ser utilizada como um excelente tratamento complementar para ansiedade.



  • Meditação Mindfulness: a prática da atenção plena - Psiquiatra Maringá

Hoje, a medicina vem utilizando a meditação complementada com o mindfulness — do inglês, atenção plena —, uma prática que consiste em prestar atenção ao que acontece ao nosso redor, tanto na nossa mente quanto no ambiente externo.



Cada paciente tem autonomia para praticá-la onde e quando quiser, por meio dos exercícios de respiração e relaxamento, com o objetivo de aprender a lidar com os próprios pensamentos e com os gatilhos de ansiedade.



  • A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos - Psiquiatra Maringá

Para iniciar na prática, a pessoa precisa entender quais são os principais aspectos da meditação. São eles:



  • Aspecto de corpo - Psiquiatra Maringá/

O primeiro passo para uma boa meditação consiste em escolher uma posição adequada para o nosso corpo. Sente-se ereto , seja na posição de lótus com uma almofada para estabilizá-lo ou em outra posição, e expulse todo o ar de seus pulmões. Coloque a mão no abdômen para ajudar a sentir a profundidade da respiração.



Respire pelo nariz, e expire pela boca durante os minutos iniciais de sua sessão, com o objetivo de trazer a sua atenção para o presente e oxigenar bem o seu corpo. Essa solidez é a base do elemento terra e ao conquistá-la, passamos para o próximo aspecto.



  • Aspecto de fala - Psiquiatra Maringá

Após trazer sua atenção para o momento presente, passe a direcionar sua atenção plena a todo ambiente, ou a um foco específico, a fim de tranquilizar a sua mente, focando no silêncio, um silêncio vivo e não apático. Essa é a habilidade do elemento água de contornar todos os obstáculos e que você deverá usar na maior parte da sua sessão de meditação, a fim de fortalecer a sua atenção.



Observe os pensamentos que podem surgir, lide com eles e os redirecione de volta para sua respiração, recuperando assim o seu foco Repita esse processo em silêncio, quantas vezes forem necessárias.



Enquanto você estiver sentado, imóvel, os pensamentos virão, mas também irão embora, como se fosse um garçom servindo um rodízio. Basta você aprender o que deve aceitar e o que deve recusar.



  • Aspecto da mente - Psiquiatra Maringá

Depois de ganhar sua própria atenção e retê-la, é hora de direcioná-la, afinal, a meditação tem a ver com não reagir aos pensamentos e devemos exercitar isso até ganhar graus de liberdade. Postura correta, silêncio e mente focada no tempo presente. Através desse processo você poderá descobrir que possui uma riqueza emocional muito grande, tornando a sua vida mais interessante de ser vivida.



Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email