A Doença Ulcerosa Péptica

A Doença Ulcerosa Péptica
A Doença Ulcerosa Péptica

 

A Doença Ulcerosa Péptica ( Úlceras gástricas/ Duodenais) são lesões geralmente causadas por estresse, fatores genéticos, distúrbios fisiológicos (como, por exemplo, maior produção de ácido estomacal), uso constantes de medicamentos anti-inflamatórios e aspirinas ou por causa da bactéria Helicobacter pylori, que gera uma infecção no estômago.


. A lesão ocorre por uma desregulação do mecanismo protetor (secreção ácida, defesa e reparação) da mucosa gástrica e duodenal devido a alguma das causas citadas acima.


. Isso pode resultar em algumas complicações se não diagnosticado e tratado a tempo, como a hemorragia digestiva alta (que se manifesta por meio de vômitos com sinais de sangue e fezes escuras ou avermelhadas) e a úlcera perfurada (dor abdominal de forte intensidade, início súbito e piora do estado clínico).

 

. Em alguns casos, a hemorragia consegue ser controlada facilmente com tratamento endoscópico e em outros quando ela é volumosa e refratária a intervenção endoscópica, se faz necessário a intervenção cirúrgica imediata, assim como na úlcera perfurada.

O indicado é procurar ajuda médica da área de Gastroenterologia ao perceber qualquer sintoma de dor súbita de moderada a forte intensidade em abdome superior ( região epigástrica), seja em queimação ou aperto.

 Presença de fezes escurecidas, pode ser indicativo de um sangramento do trato digestivo alto.

 

Lembrando que todo paciente com diagnóstico prévio de Úlcera ou Cirurgia gástrica prévia , deve ser orientado pela Gastroenterologia quanto ao segmento endoscópico de controle. Lembre-se, cessar o tabagismo e o excesso de álcool para diminuir a chance de ter Úlcera péptica.

Texto escrito por:
Dr. Luiz Carlos Belo
Médico(a)
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email