Técnicas de respiração para Controlar uma Crise de Pânico

Técnicas de respiração para Controlar uma Crise de Pânico
Técnicas de respiração para Controlar uma Crise de Pânico

A crise do pânico, é uma crise espontânea de ansiedade, na qual um indivíduo pode manifestar diversos sintomas físicos, como palpitações, taquicardia, tremor, suor frio, tontura, náuseas, sensação de nó na garganta, medo de morrer iminente e desespero incontrolável, por exemplo.



Essas crises surgem sem uma causa específica, podendo ter como origem a associação de diversos fatores. Mas, independente da causa, fato é que as crises de pânico geram muita angústia, já que aqueles que sofrem com ela não têm o menor controle sobre as crises, o que passa a gerar inúmeras implicações na vida da pessoa, devido ao medo de que um episódio de crise seja desencadeado.



Contudo, existem técnicas que podem ajudar a se livrar das crises de pânico e de toda a ansiedade provocada por ela.

  • Psiquiatra Maringá: Aceite as sensações físicas provocadas pela crise - Crise de Pânico Maringá

O primeiro passo para controlar uma crise de pânico consiste em aceitar as sessões físicas, afinal, são elas que nos assustam e desencadeiam essas crises. Somente a partir da aceitação desses sintomas é que você poderá aprender a contornar as crises e posteriormente, com a experiência da prática, passar a evitá-las.



  • Psiquiatra Maringá: Controle as crises através da sua respiração - Crise de Pânico Maringá

Costumo dizer que a nossa respiração funciona como botão de volume da ansiedade está na respiração. Digo isso porque, nos episódios de crise, é comum que o indivíduo passe a respirar de forma acelerada, comportamento que pode intensificar os sintomas, acelerar o coração, provocar sensação de tontura, entre outros sintomas.



Portanto, nos episódios de crise, experimente respirar de forma calma, devagar e controlada. E caso você tenha dificuldades, experimente beber um copo d'água, pois essa ação pode interromper a sua respiração apressada. Além disso, massagear os ombros também ajuda aliviar a tensão física provocada pela crise.



  • Psiquiatra Maringá: Não mude o seu foco e nem pare o que estiver fazendo ao sofrer a crise - Crise de Pânico Maringá

Nossa mente é poderosa e todo esse poder pode ser utilizado para concentrá-la em um objetivo durante a crise, fazendo com que você não perca o foco daquilo que estava fazendo por conta da ansiedade. Mesmo que você precise desacelerar, não interrompa sua rotina.



Por fim, vale ressaltar que essas são apenas algumas dicas e que o tratamento da crise do pânico vai além delas. Portanto, caso você apresente alguns dos sintomas citados no início dessa matéria, busque ajuda profissional.



Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook (Dr. Cleto Rocha Pombo), Instagram (@cletorochapombo) e no Youtube (@cletorochapombo), onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email