Muitas doenças são palavras não ditas

Muitas doenças são palavras não ditas
Muitas doenças são palavras não ditas

A maioria das pessoas acreditam que nosso corpo e a nossa mente são duas coisas separadas e que não apresentam relação entre si. No entanto, é fato que o nosso corpo também responde aos acontecimentos do nosso dia a dia que despertam emoções negativas.



Diversos estudos da área da Psicossomática já comprovaram que nossos pensamentos e emoções são capazes de alterar o fluxo bioquímico do nosso organismo, podendo ser os causadores de inúmeras doenças e outros problemas.



  • O que pode acontecer quando os nossos sentimentos não são externalizados? - Psiquiatra Maringá

Quando o sentimento negativo fica represado, geralmente por bloqueios de timidez ou medo, nossa mente acumula energias ruins e fica perturbada com essa energia negativa, que não circula e acaba se transformando em algum mal físico, como gastrite, dores de cabeça ou em diferentes tipos de doença. Até mesmo o câncer, pode surgir como decorrência das palavras não ditas.



Nossa mente é igual a um rio. Tem que ter um lugar para a água escoar e circular, se não a água represada explode as barragens do rio e provoca uma inundação. Por isso não devemos deixar nossas emoções sufocadas, sendo necessário buscar ajuda na psicoterapia.



  • Entenda a importância da psicoterapia para aprendermos a lidar com nossas dores emocionais - Psiquiatra Maringá

A psicoterapia é um tratamento que tem como base a construção de uma boa relação entre paciente e terapeuta, na qual o paciente irá expor seus medos, emoções e principais apreensões, além de outros fatores que possam estar sendo prejudiciais para a sua saúde mental.



Na terapia, podemos lidar com questões de grande impacto emocional, como a morte de um ente querido, a descoberta de uma doença grave, traumas, ou com impactos mais leves, mas não menos importantes, como brigas de casais, questões familiares, desconforto no trabalho, entre outras situações.



As sessões de psicoterapia servem para ajudar o paciente a entender mais sobre si e sobre seus sentimentos, de forma que consiga administrá-los de uma forma melhor, com mais autocontrole dos sentimentos e voltando a enxergar a vida de forma mais positiva.



Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook (Dr. Cleto Rocha Pombo), Instagram (@cletorochapombo) e no Youtube (@cletorochapombo), onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email