Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas

Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas
Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas

Para enxergarmos corretamente é preciso de luz e um raio de luz pode ser desviado, refletido, ou até mesmo absorvido. Os erros refrativos ocorrem justamente nesses casos causando distorções na imagem, isso acontece quando há alterações no tamanho do olho ou no formato da córnea ou cristalino e raios de luz não são focados na retina.



  • Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas: Problemas - Oftalmologista Linhares

Alterações na curvatura da córnea e o envelhecimento são os principais fatores que provocam os erros refrativos. Os erros mais comuns são:



- Miopia: condição em que a luz é focada em um ponto na frente da retina fazendo que a visão de longe fique desfocada;



- Hipermetropia: em graus mais leves a moderados, a imagem se forma atrás da retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade principalmente para ver objetos próximos, enquanto em estágio avançado provoca visão embaçada para objetos a qualquer distância, perto ou longe;



- Astigmatismo: é uma condição em que a luz não chega na retina em vários pontos diferentes, resultando em uma visão embaçada e distorcida, para objetos próximos e distantes;



- Presbiopia: a “vista cansada” é uma condição relacionada à idade, com o seu aparecimento, a capacidade de focar nos objetos próximos diminui.



  • Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas: Benefícios da correção - Oftalmologista Linhares

O procedimento de correção dos erros refrativos são de máxima segurança e apresentam altos índices de sucesso, mas além disso a realização da cirurgia de refração também traz outros benefícios, como:



- Rápido procedimento;



- Rápida recuperação;



- Economia;



- Aumento da qualidade de vida.



  • Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas: Mitos - Oftalmologista Linhares

- A cirurgia dói é MITO! Apesar de usar anestesia local tópica, aplicada em forma de colírio, as cirurgias refrativas não dependem de contato direto com o olho, o que resulta em um procedimento indolor.



- Abrir os olhos é MITO! As Cirurgias Refrativas são realizadas a laser e fazem a correção dos erros refrativos apenas com a aplicação do laser corretivo na córnea, não havendo a necessidade de lâminas ou incisões.



- Não poder ser doador de córnea após a cirurgia é MITO! Desde que a estrutura da córnea não esteja afetada, portadores de miopia, hipermetropia ou astigmatismo podem ser doadores.



  • Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas: Mitos - Oftalmologista Linhares

- SIM, a cirurgia é feita com uso de anestesia! Porém, o processo é realizado através de um colírio anestésico que é pingado no olho do paciente.



- SIM, a cirurgia é definitiva! A única exceção aplica-se ao Astigmatismo Irregular – quando o paciente apresenta aumentos significativos no grau de correção, em intervalos curtos de tempo.



- SIM, é possível realizar a cirurgia em ambos os olhos! As técnicas atuais a laser são tão precisas e com pós-operatórios tão confortáveis que, na grande maioria dos casos, o procedimento ocorre nos dois olhos de uma só vez.



Se você tem interesse em saber mais sobre a correção dos erros refrativos, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email