Gastroplastia endoscópica

Gastroplastia endoscópica
Gastroplastia endoscópica

A cirurgia bariátrica ainda é uma das alternativas mais eficientes para o tratamento da obesidade, uma doença que atinge mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, cerca de 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.



No entanto, a cirurgia bariátrica é um procedimento invasivo, requer pós operatório imediato em UTI, recuperação lenta e provoca uma mudança intensa no corpo do paciente, especialmente a nível celular comprometendo absorção de vitaminas e outros nutrientes.

 

Em razão disso, outras alternativas vem sendo desenvolvidas para conter o processo de ganho de peso antes que ele atinja proporções perigosas, como é o caso da gastroplastia endoscópica.



  • Gastroplastia Endoscópica: Em que consiste o procedimento? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá

A Gastroplastia Endoscópica, como o próprio nome sugere, é um procedimento endoscópico, fator que confere uma enorme vantagem em relação à cirurgia bariátrica convencional. O procedimento é realizado através da introdução de um endoscópio, aparelho que foi criado especificamente para este fim, através da boca do paciente e com destino ao estômago.



No local, o cirurgião criará uma espécie de sutura no órgão, diminuindo substancialmente o seu tamanho, sem a necessidade de uma incisão, como acontece no caso da bariátrica. Logo, o período de recuperação e adaptação do paciente se torna substancialmente menor, além do próprio procedimento ser realizado de forma mais rápida do que a bariátrica convencional, tornando-o muito mais tolerável para o paciente.

 

O paciente recebe alta no mesmo dia e pode se recuperar plenamente no conforto do seu lar.



  • Gastroplastia Endoscópica: O que acontece com o organismo do paciente após o procedimento? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá

Após o procedimento, o paciente terá sua capacidade de receber alimentos bastante reduzida, fator que proporcionará o processo de emagrecimento. Além disso, com o estômago menor, o paciente também irá se sentir satisfeito muito mais rápido durante suas refeições, diminuindo o ímpeto de comer fora de hora ou sem necessidade, algo comum nos casos de obesidade.



  • Gastroplastia Endoscópica: Quais é a principal diferença entre a gastroplastia e a bariátrica? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá

Apesar das semelhanças, a principal diferença da gastroplastia endoscópica em relação à cirurgia bariátrica, é o fato de que esse procedimento pode beneficiar tanto pessoas com grau de obesidade menos avançada, como por exemplo pessoas com obesidade Grau I. que não se enquadrariam nos critérios da bariátrica convencional. Até pessoas com obesidade Grau II e III mesmo que essas tenham comodidades.

 

Portanto, ambos os métodos se complementam no tratamento da obesidade, atendimento a diferentes tipos de pacientes, com a gastroplastia podendo ser indicada assim que o paciente atinge IMC igual 30 e não consegue perder peso através de exercícios físicos ou dietas.



A gastroplastia endoscópica é uma das mais modernas técnicas de tratamento contra a obesidade e se você deseja saber mais sobre ela, bem como se você é um possível candidato ao procedimento, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Dutra
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Juliana michele bento
26/04/2023
Vou tentar transcrever , o quão importante sua excelência em atender , de forma HUMANIZADA , com Empatia Clareza e gera…
Laira Marinho
18/04/2023
Medico excelente, explica bem o procedimento, atendimento muito humanizado, a secretaria legal. Recomendo!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email