Como controlar uma crise de pânico utilizando os 5 elementos da natureza?

Como controlar uma crise de pânico utilizando os 5 elementos da natureza?
Como controlar uma crise de pânico utilizando os 5 elementos da natureza?

A síndrome do pânico, também conhecida como crise de pânico, é uma crise espontânea de ansiedade, onde a pessoa pode apresentar diversos sintomas físicos, como palpitações, taquicardia, tremor, suor frio, tontura, náuseas, sensação de nó na garganta, medo de morrer iminente e um desespero incontrolável,  por exemplo.

 

    • Psiquiatra Maringá: Quais são as causas de uma Crise do Pânico? - Tratamento para Crise do Pânico Maringá

Não existe uma causa única para a síndrome do pânico. Ela pode ter origem na associação de diversos fatores, sendo um tipo de transtorno mental que causa muita angústia, já que aqueles que sofrem com a síndrome não têm o menor controle sobre os momentos de crise, o que passa a gerar inúmeras implicações na vida da pessoa, fazendo com que a mesma comece a evitar diversas situações do seu cotidiano, com medo de que a crise seja desencadeada.

 

    • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o tratamento? - Tratamento para Crise do Pânico Maringá

O tratamento da Crise do pânico consiste no uso de diferentes medicamentos, restaurando a saúde mental do paciente, associados à psicoterapia. Além disso, técnicas com base nos cinco elementos da natureza, também podem ser utilizadas para controlar as crises.

 

    • Psiquiatra Maringá:  Como os cinco elementos podem nos ajudar a vencer uma crise de pânico? - Tratamento para Crise do Pânico Maringá

Toda crise de pânico começa com seus sintomas característicos: palpitação, tremor, suor frio e tontura, sendo que para controlá-la, é fundamental aceitá-los, para isso é importante se basear no elemento água.

 

. Elemento água
A água é um elemento capaz de se adaptar em qualquer ambiente, contornando os obstáculos que encontra em seu caminho, sem bater de frente com eles. Portanto, assim como a água, busque aceitar os obstáculos/sintomas da crise e aprenda a contorná-los, evitando assim que a sua ansiedade aumente.

 

. Elemento Fogo
Agora que você aprendeu, pela sabedoria do elemento água, que não deve fugir dos sintomas da ansiedade, aprenderá a contorná-los com o elemento fogo. Assim como o fogo faz com que tudo ao seu redor desapareça, você passará a utilizar o poder de concentração da sua mente com o mesmo objetivo.

 

Destine o seu foco  para qualquer outra coisa que não seja o seu corpo e continue agindo mesmo durante a crise. Não interrompa o que você está fazendo por conta da ansiedade.

 

. Elemento Ar
A sabedoria do elemento ar representa controle, o mesmo controle que você utilizará para regular o volume da sua ansiedade. Durante a crise, busque respirar de forma lenta, pausada, a fim de diminuir a ansiedade. O ideal é que você inspire o ar, segure-o por cinco segundos e depois, solte-o durante cinco segundos.

 

Esse processo de soltar o ar de forma lenta, ajudará a aliviar toda a sensação de peso do seu corpo.

 

. Elemento Espaço
No quarto passo, utilizando o elemento espaço, você examinará seus próprios pensamentos, especialmente aqueles que desencadearam a crise. Perceba que a nossa mente não é material e logo, ao analisar os seus medos, você não encontrará nada concreto.

 

Se faça a seguinte pergunta: existe uma outra maneira de explicar o que está acontecendo comigo? Uma crise de ansiedade provocada pelo pânico pode ser assustadora, mas ela jamais será letal. Tenha isso em mente.

 

. Elemento  Terra
O elemento terra está presente no quinto e último passo. Conforme você pratica os passos anteriores, poderá perceber que suas crises estão passando de forma mais rápida, que você mesmo consegue controla-lás sem o uso de medicamentos, tornando-se assim uma pessoa muito mais serena.

 

Por fim, vale ressaltar que a nossa vida é repleta de gatilhos que levam a ansiedade e por isso, precisamos aprender a lidar e controlar todos esses processos de crise, a fim de evitar um ataque de pânico, buscando sempre a sabedoria dos cinco elementos, além de praticar terapia com um profissional.

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook (Dr. Cleto Rocha Pombo), Instagram (@cletorochapombo) e no Youtube (@cletorochapombo), onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email