Qual seu MAIOR MEDO? Técnicas para vencer os medos

Qual seu MAIOR MEDO? Técnicas para vencer os medos
Qual seu MAIOR MEDO? Técnicas para vencer os medos

Qual é o seu maior medo?

 

Hoje em dia, as pessoas têm tantos medos diferentes, que acaba sendo difícil definir o que mais tememos. Podemos ter medo da morte, da separação, do abandono, do sucesso, de andar de elevador ou de avião, medo de gravar vídeos ou tirar fotos, entre outros. E embora esse seja um sentimento primitivo, necessário para a nossa sobrevivência, quando há a catastrofização do medo esse sentimento passa a sugar nossas energias, tornando-nos escravos dele.



  • Por que sentimos medo? - Psiquiatra Maringá

O medo foi um sentimento essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, especialmente diante do desconhecido. Mas, quando esse sentimento passa a atrapalhar as interações sociais e as experiências de vida de um indivíduos, o medo se torna uma prisão, provocando um mal-estar emocional contínuo.

 

  • Como superar o medo? - Psiquiatra Maringá

Os nossos medos só podem ser vencidos através das técnicas corretas de enfrentamento, já que conforme enfrentamos o medo, ele tende a desaparecer. Em um primeiro momento, pode parecer intimidador encarar a origem de um medo, mas o importante é seguir com esse processo com a cabeça erguida, utilizando das técnicas mais apropriadas.



  • Técnicas para vencer os medos - Psiquiatra Maringá

Entre as principais técnicas para superar o medo, bem como a ansiedade e estresse que surgem inerente a ele, estão as seguintes:



  1. Examine o seu medo, sem pré-julgamentos e inseguranças, pois uma vez que você reconhece e aprende mais sobre aquilo que teme, mais autocontrole você ganhará sobre ele, descobrindo formas de administrar esse sentimento.

     

  2. Imagine o oposto do seu medo e em vez de permitir que a sua imaginação construa cenários amedrontadores, pense como seria se o oposto daquilo que você tem acontecesse. Quais seriam os benefícios?

     

  3. A prática da meditação, além de ajudá-lo a adentrar um estado emocional mais calmo e equilibrado, também pode te ajudar a controlar os pensamentos ansiosos.

     

  4. Se você tentou superar os seus medos por conta própria e não conseguiu, saiba que a terapia pode ser uma excelente forma de fazer isso, ressignificando os pensamentos negativos com auxílio de um profissional.

     

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email