"Halitose"

Quem nunca se preocupou com hálito antes de uma entrevista de emprego, de uma  reunião importante ou de sair com alguém? Assim como a limpeza dos dentes, o hálito também é fundamental para uma boa impressão.

O grande problema é que quem apresenta mau hálito, não sabe. E, normalmente, as pessoas ao redor sentem-se constrangidas a falar, dificultando a descoberta do quadro pelo portador do mau hálito.

Ao descobrir, o mais importante é identificar se o problema é sistêmico ou local (origem na boca). Se a causa for sistêmica, o paciente deve ser encaminhado para um especialista na área. Se for bucal, devem ser localizadas todas as possíveis causas da halitose.

Segundo a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez pessoas sofrem desse problema e entre 90 e 95% dos casos, o transtorno vem da cavidade bucal mesmo.

Existem mais de 40 causas para o mau hálito, mas as principais são:

 

  1. Higiene bucal inadequada: alimentos entre os dentes, língua e gengiva;
  2. Boca seca ou xerostomia: pode ser causado por doença da glândula salivar, cigarro, álcool, utilização de alguns medicamentos, respirar pela boca e a ausência da hidratação;
  3. Jejum prolongado: ATENÇÃO PARA QUEM É ADEPTO AO JEJUM INTERMITENTE!!!
  4. Uso de prótese dentária e com má higienização da mesma;
  5. Infecções na garganta ou rinossinusites;
  6. Presença de caseuns nas amigdalas (restos de alimentos que entram nos buraquinhos das amigdalas)
  7. Refluxo gastroesofágico

 

Em caso de dúvida, não deixe de procurar um especialista. Normalmente, o dentista é o primeiro profissional que deve ser procurado. Descartando as hipóteses dentárias, procure em seguida um otorrinolaringologista

 

Texto escrito por:
Dra. Renata Moura
Otorrinolaringologista
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email