Dermatite de contato

Dermatite de contato
Dermatite de contato

Dermatite de contato é uma reação inflamatória cutânea caracterizada morfologicamente por lesões do tipo eczema, ou seja, eritema, vesículas, exsudação, pápulas, escamas e liquenificação, que podem ocorrer isoladas ou simultaneamente.

 

  • Dermatite de contato: Causas- Alergista Rio de Janeiro

Embora a dermatite de contato (DC) seja frequentemente associada à etiologia alérgica, cerca de 80% das dermatites são provocadas por substâncias irritantes, levando à DC não alérgicas ou irritativas. O processo inflamatório da dermatite de contato alérgica (DCA) é mediado por mecanismos imunológicos, podendo ser causada por substâncias inorgânicas, orgânicas, vegetais ou sintéticas, enquanto que a dermatite de contato por irritantes (DCI) é causada por dano tissular direto após contato com o agente agressor que inicia a reação inflamatória.

 

  • Dermatite de contato: Classificação- Alergista Rio de Janeiro

A dermatite de contato pode ser classificada como:

 

. Alérgica: A DCA é desencadeada por uma resposta imune específica contra determinantes antigênicos de substâncias químicas que entram em contato com a pele.

 

. Por irritantes

 

A DCI é causada por ação direta de substâncias químicas irritantes na epiderme, causando danos aos queratinócitos e eventual necrose.

 

  • Dermatite de contato: Tratamento - Alergista Rio de Janeiro

O tratamento ideal da DC requer a identificação e eliminação do agente causador do meio ambiente em que vive o paciente, e nenhum agente sintomático pode substituir essa medida.

 

Uma visita ao local de trabalho às vezes torna-se necessária nos casos de dermatites ocupacionais. Uma vez identificada a causa, o paciente deve ser instruído cuidadosamente acerca da substância a que ele foi sensibilizado, fornecendo uma lista onde esta pode ser encontrada e, se possível, o seu substituto.

 

A prevenção é a melhor maneira de evitarmos o aumento da prevalência e da incidência das DCI e DCA. A prevenção nos locais de trabalho requer o uso de equipamentos de proteção individual e que produtos irritantes sejam retirados, e os potencialmente sensibilizantes substituídos, quando possível. Indivíduos atópicos devem evitar trabalho em que possam se sensibilizar facilmente.

 

A proteção da pele a produtos químicos que causam DCA é difícil. Têm-se tentado várias formas de barreiras, como luvas, cremes e/ou pomadas protetoras com resultados em geral pouco eficazes, especialmente por longo período. O tratamento na fase aguda baseia-se no uso de compressas frias, corticoides tópicos ou orais, PUVA e imunossupressores.

 

Caso você apresente alguns dos sintomas característicos da dermatite de contato citados ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Marcella Boechat
Alergista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
14/03/2023
Ótima médica, super atenciosa, o atendimento com ela foi excelente, ela me explicou o que estava acontecendo, qual o tratamento.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email