Ametropias

Ametropias
Ametropias

As ametropias são causadas devido a presença de irregularidades na curvatura da córnea, resultando assim na perda de nitidez das imagens na retina. Também conhecidas como “erros refrativos”, as ametropias são classificadas de acordo com o tipo de desfoque visual que causam. Entenda mais sobre as classificações da ametropias a seguir

 

  • Ametropias: Quais são os tipos mais comuns? - Oftalmologista Linhares

Miopia: essa ametropia é caracterizada pela dificuldade que o indivíduo tem para enxergar de longe. A pessoa enxerga os objetos que estão próximos com clareza, mas os objetos que se encontram mais distantes são vistos borrados.

 

Hipermetropia: em graus medianos, essa ametropia afeta principalmente a visão para objetos que estão próximos, afetando principalmente a leitura. Em graus mais fortes, a hipermetropia também pode afetar a visão de longe, causando cansaço ocular e dor de cabeça, principalmente após esforço visual prolongado.

 

Astigmatismo: essa ametropia interfere na acuidade visual tanto para objetos mais próximos quanto para aqueles que estão distantes. Seus principais sintomas são embaçamento da vista, distorção da imagem de perto e longe, dor de cabeça, lacrimejamento.

 

Presbiopia: também conhecida como “vista cansada”, esse tipo de ametropia acontece devido à idade, pois com tempo há a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, algo que acontece em conjunto ao enrijecimento do cristalino, o que reduz a capacidade de focar as imagens de perto.

 

  • Ametropias: Quais são as principais causas dessas irregularidades visuais? - Oftalmologista Linhares

O paciente pode apresentar mais de uma ametropia e para cada tipo pode haver uma causa diferente. As principais causas das ametropias são os fatores hereditários, o estresse visual, doenças como diabetes e anemia, uso de alguns medicamentos e a exposição por muito tempo às telas, fator que provoca um nível maior de exposição à luz.

 

Essa última razão pode desenvolver no paciente um outro tipo de ametropia, que é a Síndrome da Visão do Computador, a qual possui sintomas como: queimação nos olhos, dor de cabeça, vista embaçada, olhos secos e dores musculares.

 

  • Ametropias: Quais são os principais tratamentos para as ametropias? - Oftalmologista Linhares

O tratamento irá variar para cada tipo de ametropia e de acordo com o grau do erro de refração de cada paciente, mas de modo geral, ele envolve o uso de óculos e/ou lentes de contato, colírios e em casos mais graves, pode ser indicada a realização da cirurgia refrativa, que irá corrigir o erro da curvatura da córnea.

 

Se você tem interesse em entender qual é o seu tipo de ametropia e qual é o tratamento ideal para o seu caso, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisá-lo de forma detalhada.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email