O que é depressão ansiosa?

O que é depressão ansiosa?
O que é depressão ansiosa?

A depressão pode ser caracterizada, de forma resumida, como um distúrbio que leva a falta de energia constante e a perda de sentido na vida de um indivíduo, enquanto a ansiedade, pode ser caracterizada por um estado constante de alerta e perigo.

 

Esses distúrbios necessitam de ainda mais atenção quando se encontram na forma de depressão ansiosa, um tipo de depressão que une os sintomas de tristeza com a preocupação, fazendo com que a pessoa passe a frustrando com diversas situações antes mesmo que elas aconteçam, criando assim um círculo vicioso.

 

  • Depressão Ansiosa: Quais são as principais causas? - Psiquiatra Maringá

A depressão ansiosa pode ser desencadeada por causas biopsicossociais, como excesso de preocupações e pensamentos negativos, estilo de vida ou por acontecimentos que ocorreram na vida do indivíduo, assim como por fatores espirituais. A espiritualidade, quando bem integrada à vida do indivíduo, contribui de forma positiva para a saúde mental, independente da prática religiosa.

 

  • Depressão Ansiosa: Como identificar os sintomas? - Psiquiatra Maringá

São inúmeros os sintomas da depressão ansiosa, afinal, conforme explicado acima, nessa condição há um mix dos sintomas da depressão e da ansiedade, como: desânimo, apatia, irritabilidade, distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, diminuição da libido, medo e sensação de perigo constantes, entre outros, que podem ser de cunho físico ou psíquico.

 

  • Depressão Ansiosa: Como é realizado o tratamento da depressão ansiosa? - Psiquiatra Maringá

O tratamento da depressão ansiosa é muito semelhante ao tratamento dos casos de ansiedade, sendo fundamental que o paciente passe por um acompanhamento psiquiátrico e, caso necessário, faça uso de medicamentos que possam contribuir para uma melhora do quadro.

 

Por fim, também vale ressaltar a importância da psicoterapia, onde o indivíduo será incentivado a fortalecer suas crenças positivas, enfrentar seus medos, bem como a priorizar por momentos de lazer. Atividades de lazer são a única solução para o cansaço mental.

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email