Será que sou bipolar ou borderline?

Será que sou bipolar ou borderline?
Será que sou bipolar ou borderline?

O transtorno bipolar é frequentemente confundido com o transtorno de personalidade borderline, mas esses são distúrbios psiquiátricos totalmente diferentes.

 

O transtorno de personalidade borderline é um distúrbio complexo, no qual o indivíduo apresenta diversas variações de intensidade de humor em um curto período de tempo, enquanto o transtorno bipolar é um distúrbio afetivo, marcado por fases características de mania e depressão, diferentes episódios de humor e pelo excesso de energia.

 

A grande confusão em relação a esses dois distúrbios, se dá pela semelhança dos seus sintomas, uma vez que o indivíduo pode apresentar alterações no humor, impulsividade, ansiedade, descontrole emocional, carência afetiva excessiva, dificuldades de relacionamento, comportamentos de risco, automutilação, inquietação, irritabilidade e compulsão em ambos os transtornos.

 

Mas, a diferença sumária entre os dois está em como ocorre a organização da personalidade do indivíduo, já que pacientes com borderline não costumam apresentar uma identidade bem definida, enquanto indivíduos bipolares tendem a apresentar uma identidade muito mais sólida.

 

No transtorno bipolar as alterações de humor podem variar com um espaçamento de dias, semanas, ou até mesmo meses, enquanto no transtorno de personalidade borderline essas variações são repentinas, ocorrendo em um tempo muito menor, geralmente em minutos.

 

Devido às diferenças entre ambos os transtornos, eles devem ser adequadamente diagnosticados, possibilitando assim que possamos dar início aos seus respectivos tratamentos, os quais consistem no uso de diferentes medicamentos, aliado ao acompanhamento terapêutico constante.

 

Através do apoio terapêutico correto, pacientes com ambos os transtornos podem ser incentivados a buscar pelo aumento do seu amor próprio, cuidando mais da alimentação, praticando atividade física regularmente e encontrando seu caminho pessoal de espiritualidade, possibilitando assim que estes se conectem com sua verdadeira essência.

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação.Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email