A capacidade de estar só e a liberdade nos relacionamentos

A capacidade de estar só e a liberdade nos relacionamentos
A capacidade de estar só e a liberdade nos relacionamentos

Relacionamentos no qual uma, ou ambas as partes não têm espaço, onde os participantes não podem exercer sua individualidade, estão condenados ao fracasso ou à insatisfação. Dar espaço em um relacionamento é fundamental para que ele funcione e para que o amor não se transforme em uma prisão.

 

Em um relacionamento, o desejo incontrolável de controlar o outro, de ser dono do outro, acaba consumindo todo o oxigênio que aquela relação precisa para conseguir sobreviver. A liberdade na relação garante que a mesma prospere a longo prazo, permitindo que ambos os parceiros cresçam juntos.

 

No entanto, para conseguir isso é preciso que cada um se torne guardião da liberdade do outro, garantindo que haja espaço para que ambos os parceiros cresçam e construam, em conjunto, uma vida maravilhosa.

 

Outro aspecto que precisa ser ressaltado é que, se vamos agir como guardiões da liberdade do outro, também precisamos ser os guardiões das diferenças que tornam nossos parceiros únicos, respeitando suas individualidades e a necessidade de se sentirem livres.

 

Essa sensação, de estar preso a um relacionamento, afeta milhares de pessoas, que continuam permanecendo em relacionamentos abusivos devido ao medo de ficarem sozinhas. Mas, por meio de técnicas como o mindfulness – o método da atenção plena -, essas pessoas podem aprender a exercitar sua própria mente para não se sentirem ansiosas sobre uma possível solidão, descobrindo sua verdadeira identidade, cuidando melhor de si mesmas e se preparando para ingressar, apenas, em relações em que possam ser elas mesmas, de forma totalmente livre e saudável.

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação.Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email