Corpo estranho no ouvido

Corpo estranho no ouvido
Corpo estranho no ouvido

É natural que as crianças, principalmente até 3 anos de idade, insiram pequenos objetos no ouvido, algo que faz parte do desenvolvimento motor dessa faixa etária e da curiosidade sensorial dos bebês.

 

A grande questão é que nessa idade elas muitas vezes não sabem explicar o que aconteceu e o que estão sentindo, por isso é de extrema importância que a qualquer indício os responsáveis se atentem a essa região. Nesses casos, geralmente, a criança apresenta um comportamento diferente, ficando mais quieta ou levando a mão ao ouvido com frequência.

 

Ao identificar essa possibilidade e/ou se certificar que há um corpo estranho no ouvido da criança, o responsável deve levá-la imediatamente ao especialista para a retirada do objeto.

 

Caso o contrário, a tentativa de retirada em casa pode ocasionar em uma lesão no canal auditivo da criança, com a possibilidade do objeto adentrar ainda mais pela falta de ferramenta adequada para a remoção.

 

Dependendo do tipo de corpo estranho no ouvido, a criança pode apresentar alguns sintomas como dor, incômodo e até inflamação em casos de sementes que incham quando entram em contato com a água, por exemplo.

 

Mesmo que causado por uma atitude inocente, a presença de um corpo estranho no ouvido pode causar problemas auditivos sérios, além de infecções e lesões no tímpano, por isso é preciso ter atenção redobrada aos tipos e tamanhos de objetos disponíveis às crianças.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Pozzi Cardoso
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laura Tavares
08/12/2022
Dra. Marcela, médica genial e humana Desde o começo ela sempre nos ouviu e levou tudo que falamos em consideração. Nos ensinou…
Maria Irene Canoas Abreu
//
Sempre fui bem atendida, pela Dra. Marcela. Excelente profissional.
Juliana Patsy
21/10/2022
Atendeu meu filho muito bem! O avaliou minuciosamente com muita atenção, profissionalismo! Retornarei com certeza!
Thiago SB
//
Ótimo atendimento!
Raquel Martins
07/10/2022
Marcela é maravilhosa! Além de ser super competente e atualizada, ela possui um olhar humanizado que ajuda o paciente a…
Leticia Rizzo Batista
03/10/2022
Uma medica dedicada, competente e muito atualizada.
Nicia Santana
//
Excelente médica Atenciosa, comprometida, competente
MARIA JOSE POZZI CARDOSO
03/10/2022
Dr.Marcela profissional competente,direta e muito atenciosa no atendimento. Gostei muito. Recomendo.
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
03/10/2022
Excelente profissional !!! Atendimento impecável
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
//
Excelente médica !!! Atendimento de qualidade

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email