A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos

A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos
A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos

A ansiedade é uma condição que está cada vez mais presente na nossa sociedade, podendo ser classificada em estado ansioso ou transtorno de ansiedade, condições diferentes, mas que podem ser controladas através da prática e de técnicas de meditação.

 

A prática da meditação não possui uma finalidade religiosa, como muitos acreditam. Na verdade, ela consiste em aprender a fazer uso da nossa capacidade mental e do silêncio para tranquilizar a mente, podendo assim ser utilizada como um excelente tratamento complementar à ansiedade.

 

Por meio dos exercícios de respiração e relaxamento, a pessoa consegue organizar seus pensamentos, voltando a racionalidade perdida nos momentos de crise. A partir da meditação, a pessoa também consegue perceber quais gatilhos podem desencadear uma crise de ansiedade, fazendo de tudo para evitá-los.

 

Hoje, a medicina vem utilizando a meditação complementada com o mindfulness — do inglês, atenção plena —, uma prática que consiste em prestar atenção ao que acontece ao nosso redor, tanto na nossa mente quanto no ambiente externo.

 

A meditação mindfulness não é uma terapia convencional, em que a pessoa precisa se locomover até o local em que será realizada. Cada paciente tem autonomia para praticá-la onde e quando quiser. Atualmente, existem até mesmo aplicativos que podem auxiliar em uma meditação guiada.

 

Para começar isso você deve:

 

  • Pensar no objetivo que deseja alcançar através da meditação;
  • Encontrar um lugar sem, ou com o mínimo de distrações;
  • Sentar-se no chão, com o apoio de uma almofada para manter a postura, ou em uma cadeira, também de maneira correta;
  • Visualizar um ponto de foco à sua frente e centrar se nele, de olhos abertos;
  • Inspirar e expirar pelo nariz.

 

Quanto ao tempo, você pode começar com 5 minutos a 10 minutos por dia, aumentando gradualmente. O importante é fazer com que a meditação faça parte da rotina!

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email