Ansiedade

Ansiedade
Ansiedade

Hoje em dia, não é difícil encontrar uma pessoa que se diga ansiosa, afinal, a ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde o nascimento, o qual acaba se intensificando ainda mais no mundo contemporâneo do qual fazemos parte.

 

Em determinados graus, a ansiedade pode ser positiva, funciona como um sinal de alerta para buscarmos proteção ou tomarmos alguma atitude diante de uma situação. Contudo, quando ela se torna intensa, provocando sintomas físicos como dores no corpo, sensação de aperto no peito, falta de ar, irritabilidade e palpitações, pode significar que a ansiedade está se tornando patológica.

 

A boa notícia é que existem formas para lidarmos com ela.

 

  • Aceite-se do jeito que você é!

Não censure suas emoções, não lute contra seus sentimentos pois essas atitudes só lhe trarão cada vez mais angústia.

 

  • Distraía a sua mente!

Costumo dizer que a nossa vida deve ser como uma pizza com vários sabores. Esses sabores são: trabalho, família, vida social, lazer, saúde, cuidados e amor próprio. Não podemos viver sem todos eles ou com apenas alguns deles. Todas essas esferas são importantes para que uma pessoa possa viver de forma saudável e pratique sua inteligência emocional.

 

  • Não tenha medo de desagradar os outros!

Uma vida pautada na constante aprovação dos outros pode trazer consequências severas. A pessoa deixa de se arriscar, de seguir seus instintos, de tentar coisas novas das quais deseja profundamente, tudo isso motivada pelo medo do julgamento, pelo desapontamento daqueles com que convive.

 

  • Controle sua respiração!

Dependendo do nível da crise de ansiedade, nossa respiração pode ter sua frequência aumentada, agravando ainda mais a crise. A respiração auxilia na eliminação das toxinas que são nocivas ao nosso organismo. Portanto, dominar as técnicas corretas de respiração pode ajudar o nosso corpo a encarar a crise.

 

  • Busque a ajuda de um terapeuta!

Quanto antes a ansiedade for diagnosticada e tratada, mais rápido será o tratamento e menores serão os impactos que ela terá na sua saúde, tanto física quanto mental. Portanto, se perceber qualquer sinal que indique uma ansiedade disfuncional, busque ajuda profissional.

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem sua Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email