Cirurgia de Ceratocone (Anel de Ferrara)

Cirurgia de Ceratocone (Anel de Ferrara)
Cirurgia de Ceratocone (Anel de Ferrara)

Ceratocone é uma doença degenerativa que atinge a córnea, se desenvolvendo de forma progressiva, tornando essa camada protetora dos olhos, responsável pela recepção da luz e pela formação do foco da imagem visual, mais fina e com formato de cone.

 

  • Cirurgia de Ceratocone: Para que serve?

À medida que a ceratocone avança, a capacidade visual diminui, já que com a acentuação do cone a visão fica mais embaçada e distorcida. Com isso, a implantação do Anel de Ferrara serve para a reduzir a curvatura da córnea, resultando na melhora da acuidade visual e proporciona a redução dos problemas atrelados a ceratocone como o astigmatismo irregular, por exemplo.

 

  • Cirurgia de Ceratocone: Como é realizada?

Existem duas formas de realização do procedimento: a laser e a manual. Ambas consistem na criação de uma espécie de túnel intracorneano, ou seja, dentro da córnea para a inserção do anel de Ferrara.

 

Esse anel tem característica transparente e semi-circular. Durante o procedimento, que leva cerca de 30 minutos, o paciente permanece acordado à base de colírio anestésico para que a cirurgia permaneça indolor.

 

  • Cirurgia de Ceratocone: Quem precisa?

A cirurgia é indicada para aqueles pacientes que atingiram um estágio mais grave de evolução da ceratocone, quando tratamentos prévios como o uso de óculos para a correção da visão não tem mais resultados satisfatórios e a utilização de lente de contato é impossibilitada devido à distorção muito acentuada da córnea.

 

É importante ressaltar que a cirurgia de ceratocone não é a cura da doença, apenas reduz o seu progresso e confere uma maior rigidez à córnea. Além disso, problemas refrativos como a miopia e a hipermetropia não são tratados com o implante do anel, por isso pacientes que apresentam esses problemas visuais ainda precisam da utilização de óculos e lentes para a correção de grau.

 

Contudo, o resultado da cirurgia de ceratocone pode ser visto logo no primeiro dia de pós-operatório, estabilizando a visão do paciente em torno de três meses após a realização do procedimento.

 

Se você tem interesse em realizar a cirurgia de ceratocone, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email