Transtorno de personalidade narcisista e relacionamentos

Transtorno de personalidade narcisista e relacionamentos
Transtorno de personalidade narcisista e relacionamentos

No imaginário popular, uma pessoa narcisista é aquela que possui um ego inflado, uma autoimagem grandiosa, a qual se acha merecedora de um tratamento especial. Mas, o comportamento narcisista também envolve a falta de empatia, necessidade ardente de atenção e admiração, além de uma atitude exploradora em relação aos outros.

 

Em termos de relacionamentos, estar envolvido com uma pessoa narcisista tende a ser extremamente difícil, especialmente porque aqueles que possuem o transtorno têm uma forte inclinação a depreciar os outros, fazendo com que ameaças relacionadas a sua autoestima sejam, muitas vezes, respondidas com violência.

 

Geralmente, as vítimas do narcisismo procuram ajuda psiquiátrica muito fragilizadas, acreditando que são as piores pessoas do mundo. Meu trabalho consiste em mostrar que estas foram vítimas de um abusador, em um relacionamento repleto de jogos, chantagens e abusos morais. Para ajudar esses pacientes, criei algumas perguntas, as quais trazem um maior nível de praticidade sobre se vale a pena ou não continuar em um determinado relacionamento.

 

A vida ao lado do seu companheiro é mais leve? Mais prazerosa? Mais gostosa de ser vivida?

 

Se as suas respostas forem sim, leve seu relacionamento adiante sem grandes preocupações, mas caso elas sejam negativas, meu conselho é que você repense a sua relação.

 

Um relacionamento saudável deve ser bivalente, baseado em admiração, possibilitando aos envolvidos serem eles mesmos. Não se contente com pouco e caso você esteja precisando de ajuda, pode contar comigo.

 

Meu nome é Cleto Rocha Pombo, sou Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Instrutor de Meditação. Acompanhe meu trabalho através das minhas redes sociais, no Facebook, Instagram e no Youtube, onde você poderá conhecer todas as técnicas que utilizo para resgatar a sua saúde mental dos meus pacientes e ajudá-los a desenvolverem a Inteligência emocional.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email