Infecções de garganta 

Infecções de garganta 
Infecções de garganta 

É muito comum durante resfriados ou períodos após exposição à friagem sentir a garganta irritada com aquela sensação de arranhado ao falar e até mesmo ao respirar, o que pode se desenvolver em poucos dias em uma infecção. Isso acontece porque a região das amígdalas e da garganta são revestidas por um tecido que faz parte do sistema imunológico de defesa, chamado de tecido linfóide, fazendo com que essa região seja uma parte mais vulnerável, pela passagem frequente de organismos que entram pela boca e nariz.

 

  • Infecções de garganta: Inflamação ou Infecção?

A inflamação pode ser causada pela entrada de microrganismos, mas também pelo uso excessivo da voz ou uma reação alérgica, por exemplo, provocando vermelhidão, inchaço e até quentura na região inflamada, em decorrência do próprio trabalho do metabolismo para combater a inflamação. A infecção acontece apenas quando o organismo é invadido por vírus ou bactérias que se proliferam rapidamente e podem ter consequências e sintomas mais dolorosos.

 

  • Infecções de garganta: Sintomas da Infecções de Garganta

- Dores de Cabeça;

- Dor ao engolir e falar;

- Abscessos na região;

- Dor nos ouvidos;

- Febre;

- Náuseas.

 

Em casos como os de amigdalite, os pacientes podem apresentar manchas esbranquiçadas na região que podem conter bactérias causadoras de mau-hálito e serem fator de pré-disposição para futuras infecções, é por isso também que o tratamento consiste, na maioria das vezes, na retirada das amígdalas. Outras infecções comuns são a laringite e a faringite que ocorrem respectivamente na laringe, onde estão localizadas as cordas vocais, e na faringe, região entre a boca e o nariz.

 

  • Infecções de garganta: Diagnóstico e tratamento

De toda forma, sejam quais forem os sintomas, as infecções na garganta precisam de uma avaliação médica adequada para que seja identificado o tratamento correto de acordo com cada caso. O tratamento pode variar entre a receita de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos como também com a indicação para a procura de um otorrinolaringologista.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Pozzi Cardoso
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laura Tavares
08/12/2022
Dra. Marcela, médica genial e humana Desde o começo ela sempre nos ouviu e levou tudo que falamos em consideração. Nos ensinou…
Maria Irene Canoas Abreu
//
Sempre fui bem atendida, pela Dra. Marcela. Excelente profissional.
Juliana Patsy
21/10/2022
Atendeu meu filho muito bem! O avaliou minuciosamente com muita atenção, profissionalismo! Retornarei com certeza!
Thiago SB
//
Ótimo atendimento!
Raquel Martins
07/10/2022
Marcela é maravilhosa! Além de ser super competente e atualizada, ela possui um olhar humanizado que ajuda o paciente a…
Leticia Rizzo Batista
03/10/2022
Uma medica dedicada, competente e muito atualizada.
Nicia Santana
//
Excelente médica Atenciosa, comprometida, competente
MARIA JOSE POZZI CARDOSO
03/10/2022
Dr.Marcela profissional competente,direta e muito atenciosa no atendimento. Gostei muito. Recomendo.
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
03/10/2022
Excelente profissional !!! Atendimento impecável
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
//
Excelente médica !!! Atendimento de qualidade

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email