Apraxia de fala

Apraxia de fala
Apraxia de fala

A apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico motor que afeta a produção dos sons da fala, resultante de um déficit na capacidade de planejar e/ou programar a sequência correta dos movimentos articulatórios de fala. Esta dificuldade ocorre na ausência de déficits neuromusculares, musculares ou nos neurônios, tendo origem no cérebro, o qual é responsável pela programação motora e pelo comando desses movimentos.

 

Esse problema causa dificuldades na produção de movimentos precisos e consistentes no momento de falar. A criança sabe o que quer falar, mas seu cérebro falha na programação e planejamento da sequência adequada de movimentos de língua, mandíbula e lábios. Portanto a criança compreende bem a fala e a comunicação do outro, mas não consegue se expressar verbalmente de forma adequada. Os principais sinais da apraxia da fala são:

 

  • Atrasos na fala das primeiras palavras;
  • Incapacidade de juntar duas palavras ou formar frases curtas;
  • Pouco ou nenhum balbucio;
  • Fala instável, monótona;
  • Erros inconsistentes de pronúncia;
  • Dificuldade com a fala espontânea.

 

A apraxia de fala na infância pode ter causas diversas e aparecer em conjunto com outros diagnósticos, pois um comprometimento cerebral que prejudique a função de organizar e planejar os movimentos sequenciais de fala pelo cérebro pode causar este quadro clínico. Para avaliar uma criança com sinais de apraxia da fala, os pais devem recorrer a um otorrino-foniatra e a fonoaudióloga especialista em linguagem os quais irão analisar os sintomas e o histórico da criança por meio de exames específicos, focados nos músculos da?? fala e na produção dos sons.

 

O diagnóstico de apraxia de fala na infância não é baseado em um único teste ou observação, mas depende do padrão das dificuldades detectadas e depende de uma boa interlocução médico-fonoaudióloga, além disso, esse diagnóstico requer investigação médica da causa do problema para diagnosticar ou descartar causas orgânicas que necessitem de tratamento médico e não só fonoaudiológico.  

 

Sendo assim, é de suma importância identificar os sintomas da apraxia da fala nas crianças de forma precoce, possibilitando um diagnóstico preciso e, consequentemente, uma abordagem de tratamento apropriada para cada criança.

Texto escrito por:
Dra. Vanessa M. Franchi - Médica Otorrino/Foniatra
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Tatiana Magosso
20/10/2022
Melhor otorrino e foniatra que conheço! Maravilhosa com crianças e também com adultos! Dedicada estudiosa e muito profissinal.
Edu
20/10/2022
Excelente profissional!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email