Principais distúrbios de fala e como proceder em cada um

Principais distúrbios de fala e como proceder em cada um
Principais distúrbios de fala e como proceder em cada um

A comunicação pela fala é um dos principais meios pelo qual um indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade. Portanto, quando uma criança apresenta distúrbios de comunicação relacionados a fala e a linguagem, estes podem causar um impacto gigantesco sobre a sua vida social e acadêmica.

 

Crianças que apresentam atrasos de fala e linguagem, quando diagnosticadas precocemente, podem receber intervenções terapêuticas que possibilitem sua reabilitação. Por esse motivo é muito importante o encaminhamento desses pacientes para os profissionais responsáveis por avaliar o desenvolvimento da fala na infância, como é o caso dos otorrinolaringologistas.

 

Tais distúrbios são de natureza variável, e devem ser abordados de maneira específica para que sejam diagnosticados e tratados da forma correta. Os principais distúrbios da fala são:

 

  • Atrasos na aquisição da linguagem

Embora cada criança apresente o seu próprio ritmo de desenvolvimento, estima-se que no primeiro ano de vida, todas as crianças já devem ser capazes de produzir suas primeiras palavras, como papá, mamã, dá, qué, entre outros exemplos.

 

No entanto, transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, problemas sensórios motores, perdas auditivas entre outros distúrbios podem atrasar esse processo, o que requer a atenção dos pais e responsáveis pela criança, os quais devem buscar ajuda de um especialista ao notarem os primeiros sinais de atraso na aquisição da linguagem.

 

  • Distúrbio da Motricidade Oral

Tendo como principal causa a hipotonia de estruturas como língua, bochechas, lábios e céu da boca, o Distúrbio da Motricidade Oral provoca prejuízos na articulação das palavras, além de provocar também outras alterações nas funções mastigatórias de deglutição, problemas respiratórios e posturais

 

  • Distúrbios da Leitura Oral e Escrita

Os distúrbios de leitura e escrita é uma manifestação referente ao desenvolvimento da linguagem, que se caracteriza pela dificuldade na aquisição e/ou no desenvolvimento da linguagem escrita por crianças que apresentam déficits tanto de decodificação fonológica como de compreensão da linguagem oral e/ou escrita.

 

  • Disfonias

As disfonias são distúrbios que alteram a qualidade vocal de um indivíduo, muitas vezes causadas por lesões nas pregas vocais, as quais acabam gerando rouquidão.

 

  • Gagueira

A gagueira é um distúrbio que altera a fluência e o padrão rítmico da fala, se manifestando como interrupções da fluência verbal. Muitas vezes, o distúrbio está associado a sintomas como nervosismo e ansiedade. A gagueira ainda não possui uma causa definida, mas existem indícios de que há um componente genético associado.

 

  • Afasia e Disartria

A afasia e disartria podem ser causadas por lesões cerebrais traumáticas, tumores cerebrais, distúrbios infecciosos (como meningite, encefalite, polioencefalite) ou por distúrbios genéticos. A afasia consiste na dificuldade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita, enquanto a disartria é a dificuldade de pronunciar/articular as palavras.

 

  • Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e os tratamentos dos distúrbios de fala são feitos de forma individualizada e específica para cada um dos distúrbios, sendo conduzidos pelo otorrinolaringologista, junto uma equipe multidisciplinar formada por outros profissionais, como fonoaudiólogos, neurologistas pediatras, fisioterapeutas, ortodontistas, otorrinolaringologistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Pozzi Cardoso
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laura Tavares
08/12/2022
Dra. Marcela, médica genial e humana Desde o começo ela sempre nos ouviu e levou tudo que falamos em consideração. Nos ensinou…
Maria Irene Canoas Abreu
//
Sempre fui bem atendida, pela Dra. Marcela. Excelente profissional.
Juliana Patsy
21/10/2022
Atendeu meu filho muito bem! O avaliou minuciosamente com muita atenção, profissionalismo! Retornarei com certeza!
Thiago SB
//
Ótimo atendimento!
Raquel Martins
07/10/2022
Marcela é maravilhosa! Além de ser super competente e atualizada, ela possui um olhar humanizado que ajuda o paciente a…
Leticia Rizzo Batista
03/10/2022
Uma medica dedicada, competente e muito atualizada.
Nicia Santana
//
Excelente médica Atenciosa, comprometida, competente
MARIA JOSE POZZI CARDOSO
03/10/2022
Dr.Marcela profissional competente,direta e muito atenciosa no atendimento. Gostei muito. Recomendo.
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
03/10/2022
Excelente profissional !!! Atendimento impecável
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
//
Excelente médica !!! Atendimento de qualidade

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email