Como fica o cérebro na menopausa?

Como fica o cérebro na menopausa?
Como fica o cérebro na menopausa?

O cérebro, assim como todo o resto do nosso corpo, passa por diversas alterações conforme envelhecemos. No caso das mulheres, devido a queda dos níveis de estrogênio e progesterona característicos da chegada do climatério, pelo menos 60% das mulheres apresentam algum tipo de déficit cognitivo e de humor. Entre os principais sintomas cognitivos relacionados a esse período, podemos citar:

 

  • Perda de memória;
  • Dificuldades de concentração;
  • Variações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

 

Além disso, decorrente da diminuição das funções ovarianas e da produção dos hormônios sexuais, também podem surgir sintomas como ondas de calor, tonturas, sudorese noturna, apneia do sono, baixa libido, alterações nos órgãos sexuais, dispareunia, diminuição da elasticidade da pele, ganho de peso e aumento da fragilidade dos ossos.

 

É importante que todas as mulheres tenham conhecimento dos sintomas relacionados ao climatério, pois quando essas condições são diagnosticadas de forma precoce, a paciente pode ser tratada de maneira adequada por meio da terapia de reposição hormonal, a fim de minimizar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

 

A terapia de reposição hormonal pode ser realizada por via oral, gel, adesivos, injeções e implantes, sendo que a escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Somente um médico ginecologista especializado, após realizar uma avaliação minuciosa da paciente, poderá indicar o método de tratamento mais eficaz.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email