Quando avaliar a puberdade do seu filho?

Quando avaliar a puberdade do seu filho?
Quando avaliar a puberdade do seu filho?

Puberdade é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, a qual geralmente tem início entre os 8 e 13 anos, no caso das meninas, e entre os 9 e 14 anos, no caso dos meninos. Tal fase é caracterizada pelo famoso estirão puberal, que é quando os jovens ganham aproximadamente 20% da estatura final que terão na vida adulta.

 

Todas as mudanças corporais que ocorrem nessa fase se devem ao aumento dos níveis dos hormônios sexuais, sendo o primeiro sinal da puberdade nas meninas o aparecimento das mamas, enquanto nos meninos há o aumento do volume testicular. No entanto, existem alguns fatores que podem fazer com que a puberdade seja classificada como precoce ou atrasada.

 

A puberdade precoce, como o próprio nome sugere, consiste na manifestação da puberdade em meninas menores de 8 anos e em meninos com menos de 9 anos. Suas principais causas podem ser divididas em central (quando ocorre uma alteração na secreção do hormônio liberador de GnRH) e periféricas (quando não há a ativação das gônadas, aumentando os níveis dos hormônios sexuais).

 

No caso da puberdade atrasada, as principais causas estão relacionadas hipogonadismo, seja ele hipogonadotrófico ou hipergonadotrófico. A puberdade precoce, bem como a puberdade atrasada, pode repercutir negativamente na vida desses adolescentes, principalmente se não receberem tratamento adequado o quanto antes.

 

Ao notar os sinais da puberdade precoce ou atrasada, é essencial que os pais levem seus filhos a um endocrinologista, para que a criança seja avaliada individualmente segundo suas características físicas, familiares/culturais e psicológicas. Somente após uma avaliação minuciosa é que poderemos indicar a forma de tratamento mais adequada. Caso você tenha identificado no seu filho algum dos sinais descritos no texto, entre em contato e agende uma avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email