Cuidados com ouvido, nariz e garganta no verão.

Cuidados com ouvido, nariz e garganta no verão.
Cuidados com ouvido, nariz e garganta no verão.

Para muitos o verão é a melhor época do ano, sol, mar, praia, piscina, sorvete e férias. Aproveitar tudo isso é uma delícia, mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para que toda essa diversão não seja interrompida.

 

No verão, o número de paciente buscando otorrinos aumenta, pois, as otites aparecem em decorrência dos banhos de mar e piscina, algumas alergias por uso de ventilador e ar condicionado, mudanças bruscas de temperaturas, ora sol quente ora quarto muito gelado com ar condicionado.

 

Para que você possa aproveitar esse período sem grandes complicações, veja alguns cuidados necessários que você adotar no verão:

 

  • Ouvidos

Tudo bem entrar na água, mas é necessário secar o ouvido, a água que fica parada ali pode causar sérios problemas que vão atrapalhar o seu verão. Para tirar a água evite objetos pontiagudos, cotonetes e os dedinhos, opte por toalhas limpas e secas e sem inserir na região mais interna. Em qualquer sinal de incômodo prolongado, procure um médico.

 

  • Garganta

A garganta sofre com as mudanças de temperatura no verão, ficar horas no sol, depois tomar sorvete, chegar da praia e ir para o ar condicionado, todas essas situações prejudicam a saúde da sua garganta. As crises de amigdalite e faringite e as dores de garganta podem ser acompanhadas de febre e mal-estar intenso. O recomendado é fugir dessas alterações bruscas e hidratar-se bem.

 

  • Nariz

As crises agudas de sinusite acontecem muito no verão em decorrência de gripes e resfriados, que são presentes nessa época do ano por causa da já citada, mudança brusca de temperatura. Para evitar crises intensas, fique atento aos cuidados, não fique em ambientes fechados há muito tempo, abra, faça uma faxina, pois o mofo é o grande vilão para crises.

 

Os banhos de piscina são pura diversão, mas o cloro da piscina não faz muito bem para as vias respiratórias, aproveite com moderação. Limpe ventiladores e filtros do ar condicionado. O ideal é limpar as vias nasais com solução salina, isso evita acúmulos e ajuda a desentupir o nariz.

 

Cuide da saúde do seu nariz, ouvido e garganta, para aproveitar ao máximo seu verão.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Pozzi Cardoso
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laura Tavares
08/12/2022
Dra. Marcela, médica genial e humana Desde o começo ela sempre nos ouviu e levou tudo que falamos em consideração. Nos ensinou…
Maria Irene Canoas Abreu
//
Sempre fui bem atendida, pela Dra. Marcela. Excelente profissional.
Juliana Patsy
21/10/2022
Atendeu meu filho muito bem! O avaliou minuciosamente com muita atenção, profissionalismo! Retornarei com certeza!
Thiago SB
//
Ótimo atendimento!
Raquel Martins
07/10/2022
Marcela é maravilhosa! Além de ser super competente e atualizada, ela possui um olhar humanizado que ajuda o paciente a…
Leticia Rizzo Batista
03/10/2022
Uma medica dedicada, competente e muito atualizada.
Nicia Santana
//
Excelente médica Atenciosa, comprometida, competente
MARIA JOSE POZZI CARDOSO
03/10/2022
Dr.Marcela profissional competente,direta e muito atenciosa no atendimento. Gostei muito. Recomendo.
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
03/10/2022
Excelente profissional !!! Atendimento impecável
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
//
Excelente médica !!! Atendimento de qualidade

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email