Tratamento para sinusite e rinite

Tratamento para sinusite e rinite
Tratamento para sinusite e rinite

Antes de pensar em tratamento, é necessário entender o que de fato é a sinusite e a rinite. A sinusite nada mais é do que uma inflamação nos seios da face que gera um desconforto e peso facial, congestão nasal e secreção. A doença pode ter origem viral, bacteriana e alérgica e pode ser dividida em sinusite aguda ou crônica, na aguda os sintomas podem durar até 12 semanas e na crônica persiste por mais de 12 semanas. 

 

 

Já a rinite é uma inflamação da mucosa nasal e pode ter diversas causas como rinite viral, rinite do idoso, rinite gestacional e a rinite alérgica que pode ser desencadeada pelo contato com ácaros, fumaça, produtos químicos, mudança de temperatura, entre outros.

 

  • Qual a diferença entre sinusite e rinite?

A sinusite acontece na face, mais especificamente ao redor e na parte superior do nariz e a rinite acontece nas fossas nasais. Os sintomas da sinusite tendem a ser mais graves e muitas vezes é mais difícil de ser tratada do que a rinite.

 

Um otorrino deve analisar cuidadosamente o paciente e indicar o tratamento mais adequado para cada caso individualmente. O tratamento para sinusite pode ir de aplicação de solução salina, uso de corticoides nasais, antibióticos e até procedimento cirúrgico para desobstrução. Já o tratamento para rinite é feito por meio de antialérgicos, descongestionantes nasais e higienização das vias respiratórias superiores, pode também, dependendo do caso, ser necessário o uso de medicação como corticoides nasais, que evitam o aparecimento das crises.

 

Para prevenir crises, diminuir e tratar é necessário acompanhamento de um médico, que possa avaliar o quadro clínico e direcionar para o melhor tratamento.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Pozzi Cardoso
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laura Tavares
08/12/2022
Dra. Marcela, médica genial e humana Desde o começo ela sempre nos ouviu e levou tudo que falamos em consideração. Nos ensinou…
Maria Irene Canoas Abreu
//
Sempre fui bem atendida, pela Dra. Marcela. Excelente profissional.
Juliana Patsy
21/10/2022
Atendeu meu filho muito bem! O avaliou minuciosamente com muita atenção, profissionalismo! Retornarei com certeza!
Thiago SB
//
Ótimo atendimento!
Raquel Martins
07/10/2022
Marcela é maravilhosa! Além de ser super competente e atualizada, ela possui um olhar humanizado que ajuda o paciente a…
Leticia Rizzo Batista
03/10/2022
Uma medica dedicada, competente e muito atualizada.
Nicia Santana
//
Excelente médica Atenciosa, comprometida, competente
MARIA JOSE POZZI CARDOSO
03/10/2022
Dr.Marcela profissional competente,direta e muito atenciosa no atendimento. Gostei muito. Recomendo.
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
03/10/2022
Excelente profissional !!! Atendimento impecável
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
//
Excelente médica !!! Atendimento de qualidade

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email