Você conhece o exame de Eco-Color Doppler?

Você conhece o exame de Eco-Color Doppler?
Você conhece o exame de Eco-Color Doppler?

O exame de Eco-Color Doppler é fundamental para o planejamento terapêutico dos pacientes com varizes. No corpo humano, existem inúmeras veias e artérias, responsáveis pela circulação sanguínea. Através do exame de Eco-Color Doppler, é possível mapear suas diferentes estruturas anatómicas, em detalhes, o que auxiliará na escolha do tratamento.

 

O nome "Doppler" vem do cientista que descobriu o Efeito Doppler, o mesmo que explica porque o som da ambulância muda quando se aproxima do ouvinte. Trata-se de um exame extremamente completo, capaz de avaliar a anatomia dos vasos, o sentido do fluxo sanguíneo e características como velocidade, aceleração, entre outras.

 

Por meio do Eco-Color Doppler, podemos afastar a presença de trombos agudos ou antigos, identificando os trajetos venosos acometidos, os quais são marcados no gráfico de mapeamento na cor vermelha, assinalando que existe refluxo nestas regiões.

 

Quando o exame de eco color Doppler é realizado com a finalidade de pesquisa de refluxo e mapeamento venoso superficial para o tratamento de varizes é indispensável que seja realizado em pé.

 

Somente sob ação da gravidade as valvas venosas demonstram sua função, de forma que não é possível mapear áreas de refluxo valvar com o paciente deitado. É comum que pessoas com pressão baixa se sintam mal durante o exame. Nestes casos, assim como em pacientes que não podem permanecer em pé por outros motivos, optamos por realizar o exame na posição sentada.

 

Na Veincenter, oferecemos conforto e praticidade para os nossos pacientes. Ao agendar a sua consulta, você também poderá realizar o exame de Eco-Color Doppler em nossa clínica, sem a necessidade de se deslocar para outro local. Outro benefício, é que o seu caso poderá ser avaliado de forma mais detalhada, identificando possíveis problemas e iniciando com rapidez o tratamento que deverá ser seguido, de acordo com a sua necessidade. Se você sofre com varizes, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Alexandre Cesar Jahn
Cirurgião Vascular
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Maria lucia Costa
15/12/2023
Eu fiz uma cirurgia de retirada de cateter e fui super bem atendida, por toda a equipe de funcionários. O trabalho do dr…
Carla Nogueira
17/06/2021
Excelente profissional, atencioso e objetivo no diagnóstico.
Maria Eduarda Bittencourt de Souza
17/06/2021
Profissional excelente.
Janaína Ferreira
17/06/2021
Tudo muito perfeito. Super indico . Avaliação 5 estrelas
Shayanna
17/06/2021
Excelente

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email